Dólar fecha praticamente estável nesta 3ª feira ante real de olho em fluxo positivo e exterior

Publicado em 10/01/2017 16:06

LOGO REUTERS 3.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou praticamente estável ante o real nesta terça-feira, após um dia dividido entre a expectativa de ingresso de recursos e a alta da moeda norte-americana frente a algumas divisas emergentes.

O dólar avançou 0,06 por cento, a 3,1986 reais na venda, após bater 3,1815 reais na mínima da sessão e, na máxima, 3,2021 reais.

O dólar futuro cedia cerca de 0,05 por cento no final da tarde.

"A captação da Petrobras gerou expectativa de ingresso de recursos. Por outro lado, no exterior, havia cautela com o pronunciamento de Trump amanhã", comentou o operador de câmbio da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva Filho.

Ele se referiu à entrevista coletiva que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, dará na quarta-feira, a primeira desde que derrotou a democrata Hillary Clinton na disputa pela Casa Branca em novembro.

Os investidores, de modo geral, estão apreensivos com a política econômica que será adotada no governo de Trump, que pode ser inflacionária e obrigar o Federal Reserve, banco central norte-americano, a elevar ainda mais os juros, o que atrairia à maior economia do mundo recursos aplicados hoje em outros mercados, como o brasileiro.

No exterior, o dólar subia ante o peso mexicano, a lira turca e o rand sul africano.

Internamente, a captação da Petrobras trouxe viés de baixa ao dólar neste pregão. A estatal lançou 4 bilhões de dólares em bônus no mercado internacional, operação que busca alongar a dívida vincenda.

A oferta teve demanda de mais de 20 bilhões de dólares e é a primeira emissão primária de uma empresa da América Latina no mercado internacional neste ano.

"Após a Petrobras captar recursos lá fora, especula-se que outras empresas possam seguir o mesmo caminho", comentou a corretora Guide Investimentos em relatório a clientes. "A emissão da Petrobras mostra que ainda há liquidez para os mercados emergentes", acrescentou.

A produtora de papel e celulose Fibria, por exemplo, iniciou giro de reuniões para promover emissão de "Green Bonds" denominados em dólares e com vencimento em 2027, informou na semana passada o IFR, serviço da Thomson Reuters.

"O viés de queda, no entanto, foi contido. Parece que o mercado incorporou um suporte de baixa e ficou mais difícil cair muito além disso", comentou o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado, citando o nível de 3,20 reais.

O Banco Central brasileiro continuou sem atuar no mercado de câmbio neste pregão

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário