JBS implode também Lula, Dilma, Renan e Serra; "não renunciarei", diz Temer

Publicado em 18/05/2017 15:13
por ELIANE CANTANHÊDE, em O Estado de S. Paulo

A teia da JBS e o poder dos irmãos Joesley e Wesley Batista foram muito além do que foi divulgado até agora. Vão explodir amanhã, sexta-feira, delações que atingem mortalmente, pela ordem, os ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) e o ex-chanceler e ex-presidenciável José Serra (PSDB). Os valores são de tirar o fôlego e surgirão nomes que até aqui vinham passando ilesos.

Quem teve informações sobre o material informa que os tentáculos do grupo JBS não ficam a dever nada aos da Odebrecht, mas com uma diferença: o dono e os executivos da empreiteira decidiram fazer delação premiada depois de presos, já com capacidade limitado de produzir novas provas tão contundentes. Já os irmãos Batista estão há meses gravando seus interlocutores e pautando os monitoramentos da Polícia Federal.

O resultado é considerado devastador e arrasta para o fundo do poço não apenas o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves, pelas gravações liberadas  à noite nesta quinta-feira, mas o próprio mundo político. Esta sexta-feira será mais um novo dia para nunca ser esquecido na história brasileira.

Ouça o áudio entre Joesley e Michel Temer

O Supremo divulgou no final da tarde desta quinta (18) áudio da conversa entre o presidente Michel Temer e Joesley Batista, dono do frigorífico JBS. A conversa entre os dois tem cerca de 38 minutos.

Mais cedo, em pronunciamento, Temer disse que não vai renunciar ao cargo e que não agiu para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conforme relatou Joesley em delação.

Temer chamou as gravações de "clandestinas", afirmou que não tem "nada a esconder" e que, por isso, não precisa de foro privilegiado.

Podcast

Ouça o áudio da conversa entre Joesley Batista e Michel Temer

Download

No site da Folha de S. Paulo leia a notícia na íntegra e ouça o áudio da conversa entre Joesley Batista e Michel Temer

Conversa entre Temer e Joesley só evidencia um criminoso: Joesley

O único a evidenciar que comete crimes é o empresário. Não há rigorosamente nada contra o presidente na conversa (por REINALDO AZEVEDO)

A transcrição está em toda parte. A conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista evidencia que um só está falando de crimes: Joesley. E tenta enrolar Temer.

"Não renunciarei", diz Michel Temer em pronunciamento após delações da JBS

"Não renunciarei", disse o presidente Michel Temer em um rápido pronunciamento realizado nesta quinta-feira, 18 de maio, em Brasília, sobre as denúncias de corrupção que recaíram sobre ele na noite desta quarta (17). Temer foir gravado pelo empresário Joesley Batista, um dos sócios da JBS, em conversas que sugerem seu aval ao pagamento pelo silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB), já preso pela Operação Lava Jato. 

"Sei o que fiz e exijo investigação plena e muito rápida para o povo brasileiro. Essa situação de dúvida e dubiedade não pode continuar", disse Temer. O presidente referiu-se ainda às gravações feitas por Joesley como clandestinas e disse que seu "único compromisso é com o Brasil, e é só esse compromisso que me guiará". 

Já trabalhando em um ritmo frenético desde sua abertura nesta quinta, o mercado financeiro continua refletindo a crise em Brasília. Cinco minutos após o pronunciamento de Temer, o Ibovespa despencou 700 pontos. Perto de 16h25 (horário de Brasília), o dólar subia mais de 7% para ser cotado a R$ 3,386. O movimento de alta também se acentuou, assim como o de queda do Ibovespa, após as palavras do presidente.  Ao longo do dia, essa alta já superou os 9% e a moeda americana bateu em R$ 3,43. No final do dia, o dólar encerrou suas atividades com um ganho de mais de 8% e registrando a maior alta em mais de 18 anos. 

Gráfico Dólar - 18.05.2017

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Globo + G1 + Vídeo RedeTv

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • laércio p. saretta Caçapava do Sul - RS

    Trechos da gravação:

    -Sr Presidente, o Eduardo Cunha está querendo fazer acordo. As denúncias podem ser usadas contra seu governo e os custos dos advogados não podem mais ser sustentados. Podemos ajudá-lo!?

    -Como?

    -Pagando as custas. Mas não podemos nos envolver. Precisa ser em espécie.

    -Claro.

    -VAMOS MARCAR UMA ENTREGA, mas tem que ser em espécie NUMA MALA. Sabe o quanto que sou poderoso.O sr. sabe o quanto eu tenho de bufunfa com a sociedade que firmei com o BNDESpar, onde o Brasil entrou com o rab* e eu com a [email protected] também que sou bonitão,ricaço e MUITO CONFIÁVEL.

    -Sim,acho que sei.

    -Precisamos marcar então A ENTREGA.Diga alguma coisa.Você gostou da oferta?

    -...sim...!

    -Obrigado por ACEITAR dinheiro.Até mais.

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      LAERCIO e' isso mesmo, o malandro enrolou o velhote ja' meio lerdo de pensamento, pegou um dinheiro lascado e se mandou para os Estados Unidos---Sabe quando esse malandro ira' pra cadeia ?? NUNCA

      3
    • LEONCIO VALERIO DA SILVEIRA FILHO Luís Eduardo Magalhães - BA

      Bom dia Laércio.

      Conversa entre Temer e Joesley só evidencia um criminoso: Joesley, claro que Temer tem suas responsabilidades por não impedir que esses cafajestes (como dizia o meu Pai) continuassem fazendo essas falcatruas.

      4
    • Cilma Boa vista - RR

      JBS ainda tiraram vantagens do povo brasileiro,comprando patrimônios no exterior com o dinheiro suspeito.Agora querem lavar a honra ... que honra?

      0
  • E B AGRO Comercializações Agrícolas Itanhangá - MT

    Assisti ansiosamente o discurso feito pelo atual presidente Michel as 16:00 (horário de Brasília) do dia de hoje. Porém, infelizmente, não renunciou! Precisamos que corruptos caem pare que Brasil se levante do caos em que se encontra!

    3
    • Rodrigo Rodrigues Almeida Cachoeira Dourada - GO

      Levantar como? Com esse povo que não sabe votar? Com 30% de imbecis dando apoio ao maior bandido da história desse país? Um país que tem um PGR que aceita uma delação de dois vigarista que confessaram vários crimes, captou mais de 20 bilhões de reais do BNDES? com o aval do super bandido Lula, que sabendo do Pânico que o evento iria causar na economia brasileira comprou vários milhões de dólares na baixa da moeda americana, vendeu ações... É mesmo assim nem uma simbólica tornozeleira eletrônica estão usando. Aí pergunto com essa gente na três esferas do Brasil (legislativo, judiciário e executivo) o Brasil tem cura??

      16
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Rodrigo, seus argumentos são de pessoas lucida conhecedora da real situação, mas vai ter que aguentar esses 30% de imbecis que subscreveram--

      16
    • E B AGRO Comercializações Agrícolas Itanhangá - MT

      Manter corruptos no poder não é a forma mais adequada de estancar a sangria. Então sim, 'meu filho', pra levantar terá de tirar todos fdp que estão nos sugando sem menor dor na consciência.

      0
    • ALTIMAR PASIN DE GODOY Cianorte - PR

      Enquanto o povo paga conta, os Batista estão nos EUA, almoçando em Noa Yorki. Aqui os pecuaristas e agricultores, correndo para pagar as contas, o desempregado não arruma emprego, o assalariado não consegue pagar as contas.... E os "bonitinhos" na camara e no senado, posando de "santos", quando também foram beneficiados com o "dindim$$$" dos Batistas, para a campanha eleitoral, via partido etc....E ao invés de trabalhar votando as matérias, ficam posando a imagem na TV, porque ano que vem é eleição, aí falam para o povão que "estavam defendendo os direitos"...

      Enfim, quem paga a conta e fica no prejuízo é o povo....

      E na reforma política não se fala em retirar o "voto obrigatório", porque daí o candidato tem que mostrar propostas e trabalhar, senão não se elege....

      Enfim, como vamos dizer aos nossos filhos e irmãos que o "crime não compensa", se esta aí o exemplo dos Batistas JBS.....

      Bom dia.

      0