Dólar tem leve queda ante real, com cautela diante do quadro político

Publicado em 26/05/2017 18:37

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar encerrou a sexta-feira em leve queda ante o real, quebrando a sequência de dois pregões seguidos de alta, com os investidores ainda cautelosos com a cena política brasileira após a grave crise que afeta o governo do presidente Michel Temer.

O dólar recuou 0,54 por cento, a 3,2654 reais na venda, após acumular alta de 0,51 por cento nas suas sessões passadas. Na semana, acumulou elevação de 0,25 por cento.

O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,40 por cento no final da tarde.

"O mercado está oscilando pontualmente entre 3,25 e 3,30 reais. O investidor está de olho no Congresso, esperando o desfecho da crise e não está montando novas posições", afirmou o operador da corretora Spinelli Corretora José Carlos Amado.

O mercado vem trabalhando com a expectativa de que Temer deixe a Presidência pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgará a cassação ou não da chapa Dilma Rousseff-Temer no próximo dia 6, e que seu substituto seja um nome de consenso com capacidade para dar andamento às reformas da Previdência e trabalhista.

Pesquisa Reuters tomou esse pulso, com apenas dois de 30 economistas consultados entre 24 e 26 de maio acreditando que Temer completará seu mandato no fim de 2018. Mesmo assim, o cenário continua favorável para a forte queda dos juros, para a redução da meta de inflação e até para a aprovação de mudanças na Previdência, acrescentou a pesquisa.

"Se as reformas entrarem em rota de aprovação no Congresso, não importará o chefe do Executivo, teremos cotações abaixo dos 3,15 reais novamente", informou a corretora Lerosa em relatório.

Temer vem repetindo que não pretende deixar o cargo e trabalha para tentar dar continuidade à pauta do governo no Congresso.

Ele é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça, em investigação aberta com base em acordo de delação fechado pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS. O presidente teve uma conversa gravada pelo executivo.

O recuo da moeda norte-americana nesta sessão, segundo alguns profissionais também foi favorecido por fluxo pontual de entrada de recursos. Mas a cautela vai continuar prevalecendo, também por causa da proximidade do final de semana e diante do feriado de Memorial Day nos Estados Unidos na próxima segunda-feira, que manterá os mercados de lá fechados.

Na reta final da sessão, o recuo do dólar perdeu força ante o real após a notícia de que a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, renunciou ao cargo, alegando motivos pessoais.

"Isso alimentou um pouco de cautela, já que o mercado não sabe o que motivou o afastamento", afirmou o operador da H.Commcor, Cleber Alessie Machado.

O Banco Central brasileiro vendeu nesta sexta-feira mais um lote de 8 mil swaps cambiais tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares--, completando 3,6 bilhões de dólares da rolagem dos contratos que vencem de junho, que totaliza 4,435 bilhões de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário