O Globo: Funaro diz que Temer, Cunha e Alves levaram R$ 250 milhões da Caixa
SÃO PAULO — Em delação premiada, o doleiro Lúcio Bolonha Funaro afirmou que o grupo político formado pelo presidente Michel Temer e pelos ex-deputados Eduardo Cunha e Henrique Alves recebeu cerca de R$ 250 milhões em propinas decorrentes de créditos da Caixa Econômica Federal, repassados pelas vice-presidências de Pessoa Jurídica e Fundos de Governo e Loterias. As duas áreas foram controladas pelo PMDB e comandadas por Geddel Vieira Lima e Fábio Cleto. Operador financeiro do partido, Funaro disse que Cunha funcionava como um “banco de propina” para deputados e, depois, virava o “dono” dos mandatos de quem era beneficiado.
O doleiro afirmou não saber exatamente o valor da propina repassada a Cunha, “mas sabe que este sempre distribuía parte da propina recebida com Henrique Eduardo Alves e Michel Temer, fora outros deputados aliados”.
O ex-ministro Geddel Vieira Lima ocupou o cargo na Caixa entre 2011 e 2014. Segundo Funaro, apenas na área de Geddel o grupo liberou entre R$ 5 bilhões e R$ 8 bilhões para empresas em troca de vantagens. Um valor igual ou superior a este teria sido liberado pelo setor comandado por Cleto. Funaro disse que Geddel recebeu, sozinho, no mínimo R$ 20 milhões e continuou a operar mesmo depois de deixar o cargo, até fevereiro de 2015.
Leia a notícia na íntegra no site do jornal O Globo.
0 comentário
BC corta Selic em 0,25 ponto, a 14,25%, e deixa próximos passos em aberto
Memorando de entendimento foi oficialmente assinado pelo Irã e pelos EUA, diz mídia iraniana
Ibovespa fecha em queda após Fed sinalizar alta de juros neste ano
Dólar fecha em alta no Brasil após Fed indicar possível alta de juros em 2026
Jovem Pan: Israel volta a atacar o Líbano e ignora as críticas de Trump
Trump diz que “ninguém” atacou escola de meninas no Irã “de propósito”