Deputado do PSB quer tirar líder do partido para reforçar voto contra Temer

Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O deputado do PSB Julio Delgado (MG), da ala do partido contrária ao presidente Michel Temer, pretende apresentar ainda nesta quarta-feira um pedido de destituição da líder da legenda na Câmara, Tereza Cristina (MS), alinhada com o governo.
A articulação do deputado mineiro, que se tornaria o líder se a ação tiver sucesso, poderá ter repercussão na votação da denúncia contra Temer dentro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Delgado disse ter conseguido o apoio de 19 dos 37 deputados da bancada para retirar Tereza Cristina do cargo.
Se o deputado mineiro virar líder, ele teria competência de trocar, por exemplo, ao menos dois integrantes do partido na CCJ que tendem a votar a favor do presidente.
Delgado acusa o governo de manobrar para tentar manter Tereza na liderança do partido. Nesta quarta-feira, Temer exonerou os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho, que devem reassumir mandatos na Câmara pelo PSB pernambucano.
Segundo Delgado, os dois ministros exonerados devem ocupar as cadeiras de dois deputados do partido contrários a Temer, Creuza Pereira e Severino Ninho, ambos também de Pernambuco.
Em entrevista a jornalistas, o aspirante a líder do partido afirmou que tentaria protocolar o pedido de destituição da líder na direção da Câmara antes da efetivação de Jungmann e Bezerra Coelho como deputados, na vaga de Creuza e Severino, contrários a Temer.
0 comentário
Erdogan, da Turquia, diz a Trump que problemas com o Irã podem ser resolvidos
Ata do Fed mostra mais membros prontos para preparar terreno para aumento de juros
Ibovespa sobe na abertura com aval do exterior
Dia do Agro: bancada articula avanço de projetos estratégicos para o setor produtivo
Dólar à vista fecha em alta de 0,86%, a R$5,0416 na venda
Ibovespa recua com exterior desfavorável e pesquisa eleitoral no radar