Dólar termina no menor nível em quase três meses apesar de rebaixamento de nota brasileira

Publicado em 12/01/2018 17:38

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar relegou o rebaixamento da nota brasileira pela agência de classificação de risco Standard & Poor's na véspera e seguiu o recuo da moeda norte-americana ante outras divisas no exterior, voltando ao patamar de 3,20 reais nesta sexta-feira.

O dólar recuou 0,38 por cento, a 3,2062 reais na venda, menor nível desde os 3,1898 reais de 20 de outubro. Na semana, caiu 0,85 por cento, acumulando em 2018 perda de 3,26 por cento.

Na mínima, a moeda marcou 3,2001 reais e, na máxima, 3,2315 reais. O dólar futuro tinha baixa de 0,39 por cento.

"Em termos práticos, o rebaixamento não muda muita coisa, já não somos grau de investimento pelas três principais agências de rating", lembrou o operador da corretora H.Commcor, Cleber Alessie Machado.

Na véspera, a S&P rebaixou a nota de crédito da dívida soberana do Brasil para BB-, ante BB, em função da demora na aprovação de medidas para reequilibrar as contas públicas, num claro sinal à reforma da Previdência, e de incertezas devido às eleições deste ano.

O rebaixamento da nota brasileira era esperado desde o final do ano passado, o que chegou a levar o dólar para perto do patamar de 3,35 reais, depois que o governo não conseguiu votar a reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados como pretendia, em dezembro.

A votação foi postergada para 19 de fevereiro, levando analistas a reduzirem as apostas na aprovação do texto, diante do cenário eleitoral deste ano.

"Entendemos que, dentro deste desconforto, o governo poderá sair do 'corner' onde está acuado pelo Congresso Nacional e se tornar efetivo protagonista de um discurso duro impondo constrangimento e responsabilidade pelo ocorrido aos políticos", afirmou o economista e diretor-executivo da NGO Câmbio, Sidnei Moura Nehme, em nota.

Mas o cenário político pode ser ainda mais complicado depois do movimento da S&P. Na noite passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou à Reuters que o governo havia se enfraquecido muito após denúncias e que não era "correto" transferir a responsabilidade de a reforma da Previdência não ter sido aprovada.

"Vamos ver (se o rebaixamento dará força à reforma da Previdência). A tentativa do governo de transferir a responsabilidade para o Parlamento não ajuda e não é correto. Precisamos unir esforços", afirmou ele.

O recuo do dólar no exterior acabou se sobrepondo à questão fiscal doméstica, levando a moeda de volta ao patamar de 3,20 reais. O dólar caía ante uma cesta de moedas e ante divisas de países emergentes, como os pesos chileno e mexicano.

"Prevaleceu a dinâmica do dia, com exterior e algum fluxo", concluiu um profissional da mesa de câmbio de uma corretora local.

(Edição de Iuri Dantas)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário