Petrobras reduz preço da gasolina em 3,9% na refinaria, maior corte desde julho

Publicado em 16/02/2018 08:35

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras iniciou a sexta-feira com redução de 3,9 por cento nos preços da gasolina nas refinarias, o maior corte desde o de 5,9 por cento observado em 1º de julho do ano passado, quando a estatal colocou em prática uma nova sistemática de formação de cotações dos combustíveis.

Com o reajuste, a alta acumulada de lá para cá nos preços do derivado de petróleo, que chegou a superar 20 por cento em alguns momentos, está agora em 6 por cento.

Essa é a segunda redução expressiva para a gasolina no espaço de uma semana --no dia 9 a Petrobras já havia cortado o preço do combustível em 3 por cento-- e ocorre após um recuo recente nas referências internacionais do petróleo, em meio a sinais de oferta ainda consistente, bem como nas da gasolina.

Paralelamente, a Petrobras anunciou também que os preços do diesel nas refinarias foram cortados em 2,3 por cento a partir desta sexta-feira.

A nova sistemática de formação de preços da Petrobras prevê reajustes quase que diários e procura as oscilações no mercado internacional --os repasses ao consumidor final, entretanto, dependem da estratégia das distribuidoras.

Recentemente, autoridades, incluindo o presidente Michel Temer, reclamaram que os cortes realizados pela Petrobras não estavam chegando ao consumidor final. Houve até mesmo declarações de que o setor de combustíveis praticaria cartel, da parte do ministro Moreira Franco, que encaminhou o assunto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O segmento afirma que o país conta com cerca de 40 mil postos que concorrem no mercado, e que o repasse de preços da Petrobras não ocorre imediatamente aos reajustes realizados pela estatal, devido a questões técnicas e operacionais.

Na última semana, contudo, os preços nas bombas dos postos caíram e interromperam uma série de várias semanas de altas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Tiago Gomes Goiânia - GO

    O dito mercado e acionistas da Petrobras e os comentaristas de economia como a senhora Miriam Leitão batem palmas para essa nova política de preços da companhia, com ajustes de preços quase que diários.

    Mas me pergunto, e para o consumidor final, que é o que de fato interessa?

    Tá sendo desastroso, um assalto! Vai lá que se baliza pelo mercado internacional, mas na prática, na bomba, só há aumentos e quando ocorre redução na Petrobras e se valor não chegar ao consumidor.

    Se for para ser assim, prefiro combustível subsidiado como era na era PT!

    9
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Na Venezuela tem muita coisa subsidiada.

      0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Sou contra o subsidio como foi no governo petista, já sabemos que a médio prazo o estrago vem. No entanto, não da para ter essa super politica de preços da Petrobrás, sendo que não consegue refletir os tais ajustes na bomba para o consumidor.

      Antes havia gente dando chilique com gasolina a 3,80 mandando o tal PT lá para aquele lugar, hoje com o litro a 4,55 somos bem mais passivos e até batemos palmas para a eficiente política de preços da petrobrás.

      Só quero que o dito acompanhamento de preços do mercado chegue até o consumidor final, simples assim. O próprio governo já admitiu que isso vem ocorrendo.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Tiago... o que a Petrobras faz e ajustar os preços ao mercado... o que está errado é a Petrobras centralizar tudo... como um monopólio... este é o grande erro... outro grave erro é a centralização do produto e redistribuição... ora isto é coisa de 30..40 anos atrás... e desta forma ha um passeio de produtos e consequente subida de preço... outro erro é a cadeia... Petrobras....distribuidoras...postos.... deveríamos eliminar pelo menos um elo, as distribuidoras... ou seja, os postos comprarem direto e o transporte por conta dos postos... isto cairia os precos em mais de 20%....

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Tiago, eu queria apertar umas 10 vezes no positivo do seu comentario mas o algoritmo do site nao deixa...

      0
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Essa tal (política de preços) é muito maquiada,um dia baixa 2% e no outro sobe 4%.Isso qualquer um vê,agora o senhor dizer q prefere a Dilma e o PT ai pra mim já é demais.E não adianta independente de qual governo for, alguém vai ter q pagar a conta.

      0
  • Cezar Costenaro Santa Maria - RS

    Reduz o preço nas refinarias hoje em 3,9%..... TODOS sabem que na semana que vem tem aumento de 5%...... Sabem quando o consumidor é favorecido????? NUNCA..... Nenhum dono de posto de gasolina vai baixar o valor, pois na semana que vem tem novo aumento... e quem tem estoque alto, não vai querer perder dinheiro....... Aqui no Brasil, só tem uma empresa Petrobrás que monopoliza.... nos USA, tem 200 empresas.... livre concorrencia em valores......

    0
    • Marcio Magarinos

      Informação sem necessidade, redução no preço da gasolina e óleo diesel, coisa que não existe.

      0