Ministro diz que governo discute redução de impostos para aliviar alta em combustíveis

Publicado em 18/05/2018 14:17

LOGO REUTERS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O governo federal está impressionado com a elevação dos preços dos combustíveis e já está discutindo uma redução de impostos para diminuir a pressão sobre os valores nas bombas, afirmou nesta sexta-feira o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.

Segundo ele, há discussões em curso sobre o peso dos impostos incidentes sobre os preços dos combustíveis.

"O imposto é muito alto e temos que repensar essa questão, como PIS, Cofins e ICMS", disse ele a jornalistas após palestra na associação comercial do Rio de Janeiro.

Desde que a Petrobras implantou em julho do ano passado sistema de reajustes de preços dos combustíveis quase que diários, que busca acompanhar as cotações internacionais do petróleo e o câmbio, o diesel e a gasolina tiveram aumento de quase 50 por cento nas refinarias da empresa, com uma boa parcela sendo repassada para os postos.

O setor de combustíveis, entretanto, afirma que cerca de 50 por cento do custo da gasolina na bomba vem de impostos. nL2N1SO0C5]

"A discussão já está tendo, mas a vida não é fácil, e não sei quando pode ser anunciado", adicionou ele.

Ao ser questionado sobre a política de preços da Petrobras, que repassa ao mercado interno a volatilidade externa do petróleo, que está operando perto de máximas de mais de três anos, Moreira afirmou que "nós vamos discutir (a política de preços)".

"Os combustíveis (estão) altos demais", finalizou.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário