Importadores de petróleo da China evitam barris dos EUA apesar de reversão em tarifa

Publicado em 15/08/2018 11:57

LOGO REUTERS

CINGAPURA/PEQUIM (Reuters) - Importadores chineses de petróleo estão se mantendo distantes de compras de petróleo dos Estados Unidos, por temores de que a decisão de Pequim de excluir a commodity de sua lista de tarifas em meio à disputa comercial com Washington possa ser apenas temporária.

Nem um único navio-tanque foi carregado com petróleo dos EUA para envio à China desde o início de agosto, segundo dados de navegação do Thomson Reuters Eikon, comparado a cerca de 300 mil barris por dia em junho e julho.

Os EUA e a China estão em meio a uma guerra comercial nos últimos meses, mas o petróleo ficou de fora de uma lista final de tarifas aplicadas pelos chineses sobre 16 bilhões de dólares em produtos norte-americanos, anunciada na semana anterior.

O movimento evidenciou a crescente importância dos Estados Unidos como um importante produtor global de petróleo e uma alternativa crítica de oferta para a China, maior importador da commodity.

Mas potenciais compradores na China avaliam que o petróleo pode ser utilizado como item de barganha em futuras negociações com Washington, o que potencialmente poderia levá-lo à lista de tarifas se o conflito comercial se acirrar.

"Como leva meses para levar o petróleo dos EUA (para a China), isso (falta de compras de embarques norte-americanos) é uma medida de precaução para evitar alguma venda sob estresse no caso de o governo colocar tarifas no petróleo dos EUA", disse o diretor de pesquisa da consultoria em energia Wood Mackenzie, Sushant Gupta.

Para substituir o petróleo dos EUA, a China tem se voltado para o Oriente Médio, África Ocidental e a América Latina, segundo dados de navegação e operadores.

(Por Jessica Jaganathan, em Cingapura, e Chen Aizhu, em Pequim)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário