Dólar despenca 1,8% ante real no dia, mas tem maior alta mensal desde setembro de 2015

Publicado em 31/08/2018 17:14

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar terminou a sexta-feira com forte queda, abaixo de 4,10 reais, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu iniciar nesta sexta-feira o julgamento do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e após alívio com a situação Argentina.

Apesar disso, acumulou forte alta em agosto, a maior desde setembro de 2015, diante das incertezas eleitorais que ainda devem castigar os investidores no mês de setembro, até que a trilha para o futuro ocupante do Planalto esteja mais clara.

O dólar recuou 1,78 por cento, a 4,0724 reais na venda, fechando agosto com valorização de 8,46 por cento. É o maior avanço para um mês desde os 9,33 por cento desde setembro de 2015. Na semana, a moeda cedeu 0,78 por cento.

Nesta sexta-feira, o dólar oscilou entre a mínima de 4,0562 reais e a máxima de 4,1781 reais. O dólar futuro cedia 2,31 por cento.

"O julgamento no TSE pode encerrar hoje o assunto...Mata a chance de Lula aparecer na campanha eleitoral na televisão, que é o medo do mercado", comentou o sócio da assessoria de investimentos Criteria Vitor Miziara.

O TSE havia agendado sessão extraordinária do TSE para esta sexta-feira, mas, incialmente, não havia colocado na pauta qualquer processo ligado à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas decidiu incluir nesta sexta-feira, indicando aos investidores que o imbróglio jurídico eleitoral está perto do final.

Se o TSE vetar a candidatura de Lula, sua capacidade de transferir votos ao seu sucessor, Fernando Haddad, deve diminuir. Sem Lula, e com o início da campanha de rádio e televisão, o mercado, desta forma, espera que o tucano Geraldo Alckmin (PSDB), seu preferido, decole nas intenções de voto.

As últimas pesquisas não só mostram Alckmin patinando, como a possibilidade de o PT ir para o segundo turno, o que levou à reprecificação dos mercados, com dólar e DIs em alta.

Mesmo que o julgamento termine como gostaria o mercado, isso não significa que a trajetória até as eleições será mais suave para os negócios.

"A volatilidade vai continuar. Mercado está bastante voltado para as eleições e há muita coisa incerta", lembrou o operador da corretora Spinelli, José Carlos Amado, ao acrescentar que os investidores esperam mudanças no cenário com a campanha de rádio e televisão.

Nesta sexta-feira, o alívio com a situação argentina também favoreceu o recuo do dólar ante o real, depois que o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que está trabalhando estreitamente com as autoridades argentinas para fortalecer o programa econômico apoiado pelo fundo no país, expressando confiança de que a Argentina superará suas dificuldades atuais.

O governo do país disse na véspera que vai anunciar na segunda-feira um pacote de medidas para reduzir o déficit fiscal do país. O peso estava instável nesta sessão, mas subia ante o dólar no começo da tarde.

Por outro lado, as preocupações com a guerra comercial entre os Estados Unidos e seus parceiros comerciais serviu de contraponto na sessão desta sexta-feira e é outro fator que deve se manter no radar em setembro, influenciando os negócios.

"Somado a isso, temos ainda uma reunião do Federal Reserve, onde os juros devem ser elevados e novas pistas sobre o passo seguinte podem surgir", acrescentou Amado.

A reunião de política monetária do banco central norte-americano acontece em 25 e 26 de setembro e o mercado espera que os juros sejam elevados pela terceira vez neste ano, diante de uma economia bastante robusta.

Já o Banco Central brasileiro rolou integralmente os 2,15 bilhões de dólares em linha (venda de dólares com compromisso de recompra) que venciam em 5 de setembro, com dois leilões nesta tarde.

A autoridade também já sinalizou que deve rolar integralmente os 9,801 bilhões de dólares em swaps cambiais tradicionais, equivalente à venda futura de dólares, que vencem em outubro.

O BC fará na próxima segunda-feira o primeiro dos leilões para rolagem, com oferta de 10,9 mil contratos. Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final do mês, terá feito a rolagem integral.

O anúncio da rolagem foi feito na quinta-feira, depois que o nervosismo da quinta-feira içou a moeda acima de 4,20 reais e levou o BC a promover uma intervenção extraordinária no câmbio por meio de swaps.

"O BC deu um antitérmico para abaixar a febre do mercado", ilustrou Amado. "O mercado estava muito sensível ontem."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário