Guerra comercial e protecionismo têm impacto maior sobre países emergentes, alerta diretor da OMC

Publicado em 19/09/2018 12:06

LOGO REUTERS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O acirramento da guerra comercial no mundo e o avanço de medidas protecionistas devem ter um impacto maior sobre os países emergentes e em desenvolvimento, afirmou nessa quarta-feira o diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo.

Segundo ele, a taxa de câmbio desses países, tais como Argentina e Turquia, já refletem essas novas tensões comercias.

"O aumento de barreiras cria muita incerteza e vai afetar o crescimento do comércio e o PIB mundial. Decisões de investimentos têm mais cautela e há impacto nas economias emergentes. As taxas de câmbio estão refletindo a instabilidade internacional", disse ele em palestra na Federação da Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

"É provável que os emergentes e os países em desenvolvimento sejam mais afetados", completou.

A prolongada disputa comercial entre a China e os Estados Unidos se intensificou novamente nesta semana, uma vez que a China impôs tarifas sobre 60 bilhões de dólares em produtos norte-americanos em retaliação à última rodada de tarifas dos EUA sobre produtos chineses.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário