Governo dos EUA evita classificar a China de manipuladora cambial em relatório

Publicado em 18/10/2018 07:23

LOGO REUTERS

Por Jason Lange

WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos evitou classificar a China ou qualquer outro parceiro comercial como manipulador cambial, conforme aposta em tarifas de importação para tentar reduzir o déficit comercial com a China.

Em seu relatório cambial semianual, o Departamento do Tesouro dos EUA disse que a recente depreciação do iuan chinês vai provavelmente exacerbar o déficit comercial dos EUA, mas que autoridades norte-americanas acham que Pequim parece estar fazendo pouco para intervir diretamente no valor da moeda.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem afirmando que o avanço da China como uma potência exportadora tem prejudicado os trabalhadores norte-americanos e desde que assumiu o poder tem determinado tarifas sobre mais de 200 bilhões de dólares em importações chinesas.

"De particular preocupação é a falta de transparência cambial da China e a recente fraqueza de sua moeda", disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Desde que o último relatório do Tesouro foi divulgado em 13 de abril o iuan caiu mais de 9 por cento contra o dólar.

Na última semana, a moeda se aproximou de 7 por dólar, nível que não é quebrado desde 2008.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário