Onyx Lorenzoni levanta dúvidas sobre a atuação do Coaf

Publicado em 07/12/2018 17:50
Jornal diz que ex-assessor de filho de Bolsonaro foi investigado

O ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, confirmado para a Casa Civil, disse hoje (7), em São Paulo, que há setores que tentam destruir a reputação do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e que é necessário separar “o joio do trigo”.

A afirmação foi em resposta a um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre movimentação financeira atípica de um ex-assessor do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-SP).

"Setores estão tentando destruir a reputação do sr. Jair Messias Bolsonaro. No Brasil, a gente tem que saber separar o joio do trigo. Nesse governo é trigo. (...) Onde é que estava o Coaf no mensalão, no petrolão?", disse o ministro, que participou de um debate com empresários em São Paulo.

O relatório do Coaf, divulgado esta semana pelo jornal O Estado de  São Paulo, informa que o ex-assessor e policial militar Fabrício José Carlos de Queiroz teria movimentado R$ 1,2 milhão entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017 -  valores supostamente incompatíveis com sua renda declarada. Uma das transações seria um cheque de R$ 24 mil destinado à futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Nota emitida esta semana pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro confirmou ter aproveitado informações do Coaf na Operação Furna da Onça. Isso ocorreu, segundo o MPF, devido "ao fato de existirem indícios de movimentações financeiras ilícitas envolvendo deputados estaduais suspeitos de prática do crime de corrupção e lavagem de dinheiro”. Ainda segundo o Ministério Público, “nem todos os nomes ali citados (no relatório) foram incluídos nas apurações, sobretudo porque nem todas as movimentações atípicas são, necessariamente, ilícitas”. Flávio Bolsonaro não está entre os investigados na operação. 

Questionado sobre a origem desse dinheiro, Onyx reagiu de forma impaciente. "Eu lá sou investigador? Qual é a origem do dinheiro? Quando o senhor [repórter que havia feito a pergunta] recebeu este mês? Não tem cabimento essa sua pergunta", esbravejou o ministro, antes de abandonar a entrevista. "Um milhão eu não recebi", respondeu o repórter.

Antes, o ministro havia criticado o PT. "Não dá para querer achar que [o governo] é igual ao do PT. Não é, nunca vai ser e os homens e mulheres que estão aqui são do bem. A turma do mal está do lado de lá. O problema é que a aliança ideológica que se construiu no Brasil faz com que vocês queiram misturar um governo decente e honesto com a lambança que o PT fez em 14 anos." Onyx afirmou ainda não ter medo de ser "canetado" por Bolsonaro em decorrência de suspeitas e investigações de irregularidades. "Eu gosto tanto da caneta Bic dele que eu subscrevo a declaração dele [Jair Bolsonaro]", disse.

Flávio Bolsonaro

Pelo Twitter, Flávio Bolsonaro informou não ter conhecimento de qualquer "informação que desabone a conduta do ex-assessor parlamentar". Segundo ele, Queiroz foi exonerado em outubro, a pedido, para se aposentar. Ele destacou que Queiroz trabalhou por mais de dez anos como seu segurança e motorista e disse ter  uma "relação de amizade e confiança" com o ex-assessor.

Corrupção

Onyx disse ainda que “nunca” teve “nada a ver com corrupção”. A afirmação ocorre no momento em que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a abertura de uma petição autônoma específica para analisar as acusações de caixa dois feitas por delatores da J&F ao futuro ministro da Casa Civil.

“Agora, com a investigação autônoma, eu vou poder esclarecer isso tranquilamente, porque eu nunca tive nada a ver com corrupção. A gente não pode querer ser hipócrita de querer misturar um financiamento e o não registro do recebimento de um amigo, esse erro eu cometi e sou o único que teve coragem de reconhecer.”

Onyx acrescentou que não teme nada em relação às suspeitas de caixa 2. Após afirmar publicamente que havia errado, o ministro tatuou o versículo bíblico: “A verdade vos libertará”. “Eu sempre fui um combatente da corrupção, nunca ninguém vai me ver envolvido com corrupção”.

Nesta semana o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, reafirmaram a confiança em Onyx.

A assessoria do Ministério da Fazenda informou que não vai comentar as críticas do futuro ministro Onyx Lorenzoni à atuação da Coaf.

Onyx abandona entrevista após pergunta sobre ex-assessor de Flávio Bolsonaro

Como publicamos mais cedo, Onyx Lorenzoni se irritou com repórteres que o questionaram mais cedo em São Paulo sobre o episódio envolvendo Fabrício José de Queiroz, amigo de Jair Bolsonaro e ex-assessor de seu filho Flávio.

“Onde estava o Coaf no mensalão? Onde estava o Coaf no petrolão? Qual é o dinheiro que foi para a campanha?”, questionou.

Em seguida, virou-se para o jornalista que insistia na pergunta: “Quanto o senhor recebeu este mês?”. “Um milhão eu não recebi”, rebateu o repórter.

Em seguida, o futuro ministro da Casa Civil encerrou a entrevista e deixou o local.

 
 
 
 
Play Video
 

ONYX LORENZONI ABANDONA A ENTREVISTA 01:08

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    Situação difícil para Bolsonaro. O cara sofre um atentado em campanha, ganha uma eleição difícil contra uma quadrilha dominante, tem contra si a maior rede de televisão e jornal do pais..., mas não podemos esquecer que antes de assumir já tem 75% de aprovação popular de suas acoes ate o momento. Tenho certeza que a partir de marco de 2019 terá mais de 80% de aprovação. Temos que mudar esse pais e esse e o único caminho. Vamos torcer e ajudar este pais a sair do buraco.

    2
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Tranquilo, enquanto a caravana passa os caes ladram, pode acabar o mundo, mas o bolsonaro felizmente esta blindado!!

      2
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Elton.. a blindagem do borsanada vai aos filhos e aspones...a maracutaia é livre para seus filhos...o pai não sabia de nada?... ora o pt que tanto criticamos fala o mesmo do lula... não entendo esta postura.. Os outros é que tem que ser éticos?? Honestos?? Íntegros?...ixprica pra nois qui não consigo entender...

      19
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Tenha calma, Dalzir, quem esta em guerra com o bolsonaro é a globo e os puxadinhos

      1
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Se no final das investigações for provado a culpa, estarei no lado contrário também

      1
  • Cesar Sandri Mineiros - GO

    Onde estava o Coaf no mensalão? Estava no colo do Lazarento que presidiu os inquéritos do mensalão no Coaf.

    8
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Ari Couto, ... quem disse que a esquerda representa os trabalhadores? Vocês representam apenas a vocês mesmos na defesa de seus privilégios imorais... Quem elegeu o presidente Bolsonaro foram os trabalhadores desse país que estavam e estão cansados dessa cantilena ridícula da esquerda. Quem representa o povo é o próprio povo, não são vocês, bando de inúteis.

      3
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Ari, o que falta ainda é entregar os esquerdistas a policia!!!

      1
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      É sempre a mesma conversa fiada, perda de direitos dos trabalhadores, etc... Vou te dizer uma coisa, não existe direito se não tiver renda e emprego.... Quero ver quem vai pagar a conta..

      1
  • Elói Petry Batista Cerro Largo - RS

    O General Mourão, que pelo jeito não tolera corrupção, quer afastar o Onix. E mais, cobra explicações da família Bolsonaro. ...A única maneira do novo governo não nascer corrupto é o General Mourão assumir as rédeas da Nação. O quanto antes melhor.

    37
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Cada uma que me aparece...

      0
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Tenho colocado ao longo do tempo neste espaço que o fanático e cego...míope..analisemos este fato...o lorenzoni tem razão quando pergunta onde estavam o COAF na roubalheira do pt..PSDB..

    PMDB..os cheques e transações eram de colégio de freira??? Estendo ainda mais a pergunta...onde andava..STF..MPF..PF.etc..etc na roubalheira passada??? Estavam pescando as tilápias do Edmilson???ou dormindo??? Ou comendo mosca??ou recebendo vitamina??? Mas por outro lado os fanáticos do borsanada..não enxergam a pouca competência executiva do candidato...em 30 anos nada fez??? Mas tinham como bandeira a honestidade??? E se for verdade como demonstra ser cadê a tal honestidade.. O filho..a mulher...o aspone????de onde veio a grana...do lucro das tilápias????

    22
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Dalzir, o Coaf podia esclarecer de onde veio. Volto a repetir, movimentar 10 milhões em uma conta bancária durante 1 ano é diferente de ter 10 milhões na conta.

      1
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Rodrigo...um aspone de parlamentar movimentar 10 milhões por ano???te pergunto a sua movimentou quanto??? Sem mérito ou demérito..imagino menos que isto....então..ai tem rolo..

      11
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Dalzir, o petista, ataca de novo..., aonde voce estava os ultimos 16 anos? Acorda!!!

      5
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Eu estava criticando o pt..pelas caçadas que fez...se você é honesto e coerente leu meus comentários neste espaço...mas pelo visto você ainda não me respondeu os feitos do Borsanada nos 30 anos de congresso???tive que votar nele...pois era o menos pior no segundo turno...mas você continua cego...pois te pergunto seus empregados movimentaram aqyele valor em um ano???sua esposa recebeu 24000 de um cheque de seus funcionários...ou seja santo para os petistas e lula..para você as maracutaia da familia do bolsonaro e sua capacidade de em 30 anos não fazer nada...são um xerox da inocência e burrice do brasileiro

      16
    • Paulo Henrique C. Almeida Cuiabá - MT

      A mascara dos auto-intitulados Homens de Bens vai cair antes do previsto. Bolsonaro se mostra ser mais um integrante do sistema corrupto desta republiqueta. A família Bolsonaro mamou 30 anos no governo, mutiplicaram as fortunas sem nem sequer ter uma empresa para produzir uma mísera riqueza que justifique! não tenho duvidas que roubou todo esse tempo!

      4