Dólar avança ante real e fecha a R$3,76 com aversão a risco no exterior

Publicado em 11/02/2019 17:37

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta ante o real nesta segunda-feira, com maior aversão a risco em meio à cautela no exterior diante de possibilidade de nova paralisação do governo dos Estados Unidos e incerteza nas negociações comerciais entre EUA e China.

O dólar subiu 0,77 por cento, a 3,7629 reais na venda, na quarta alta consecutiva. Na máxima, o dólar alcançou 3,7755 reais e, na mínima, chegou a 3,7285 reais.

O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,8 por cento.

"As (moedas) emergentes sempre sofrem um pouco mais quando o dólar se valoriza perante moedas europeias principalmente e foi o que aconteceu", afirmou o gerente de tesouraria do Travelex Bank, Felipe Pellegrini.

"Acredito que parte dessa alta tem a ver com realizações, a gente vê que a Bovespa chegou perto dos 100 mil pontos e está devolvendo um pouco, tem um movimento de saída de estrangeiros e de realizações (de lucro)", avaliou.

Nesta segunda, EUA e China iniciaram mais uma rodada de discussões, com oficiais norte-americanos a Pequim.

Apesar de otimismo demonstrado por ambas as partes, crescem as preocupações de que as conversas podem não encerrar a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo, uma vez que representantes norte-americanos pressionarão a China a alterar o tratamento à propriedade intelectual de empresas dos EUA.

Há a expectativa de que os países prorroguem o prazo de 1º de março, quando está programado um aumento das tarifas dos EUA sobre produtos chineses.

"O assunto da guerra comercial entre EUA e China ainda está longe de acabar, de chegar a um acordo e isso traz um pouco mais de volatilidade para o mercado, o que faz com que investidores tentem fugir do risco", disse Pellegrini.

O mercado também acompanhou as negociações entre democratas e republicanos, que tentam selar acordo para evitar uma nova paralisação no governo dos EUA.

Após um impasse nas conversas do domingo sobre a política de detenção de imigrantes, parlamentares tentam chegar a um acordo antes de sexta-feira, quando expira o prazo de financiamento para agências do governo federal.

Do lado doméstico, participantes do mercado estão em compasso de espera sobre a reforma da Previdência até que o presidente Jair Bolsonaro se recupere e deixe o hospital após cirurgia de reversão da colostomia.

A avaliação é a de que, enquanto Bolsonaro não retornar a Brasília, não deve haver avanços no que diz respeito à reforma. O mercado, no entanto, segue acompanhando eventuais informações sobre o teor do texto.

O BC vendeu 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, equivalente à venda futura de dólares. Assim rolou 3,615 bilhões de dólares dos 9,811 bilhões que vencem em março.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário