Dólar recua contra o real com otimismo por Previdência e apetite por risco no exterior

Publicado em 12/03/2019 18:58

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar encerrou em queda nesta terça-feira, tendo tocado 1 por cento de queda na mínima do dia, com a tramitação da reforma da Previdência no foco, tendo como pano de fundo maior apetite por risco no exterior.

O dólar recuou 0,66 por cento, a 3,8165 reais na venda. Na sessão, oscilou entre 3,8456 reais e 3,8029 reais.

O dólar futuro caía 0,65 por cento.

Neste pregão, a moeda norte-americana cedeu pela terceira sessão consecutiva, devolvendo ganhos da forte alta na semana passada, quando acumulou valorização de 2,38 por cento sobre o real.

"Esperamos que o dólar volte a 3,75 reais nos próximos poucos dias. Não há compradores de dólar nestes níveis. Também haverá um efeito secundário, uma vez que um real mais forte pode colocar um freio sobre um novo rali nas ações, então o real pode ser a melhor compra do momento", avaliou o chefe da mesa proprietária de um banco em São Paulo.

O mercado segue focado na tramitação da Previdência, com expectativa de que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, primeiro destino da matéria, seja instalada na quarta-feira.

Na véspera, líderes disseram que a CCJ só votará a reforma da Previdência depois que o governo enviar a proposta com as novas regras para aposentadoria de militares, o que está previsto para 20 de março, segundo autoridades.

O Planalto liberou o pagamento de 1 bilhão de reais em emendas parlamentares, disse o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO). Na avaliação dos agentes, a medida pode melhorar a disposição dos parlamentares em relação à reforma previdenciária.

"O que eu diria é que o lado externo está ajudando e no interno não temos tido grandes impasses. Teoricamente, tudo está caminhando para a votação da reforma da Previdência dentro de um prazo mais exíguo", disse o gerente de câmbio da Treviso Corretora, Reginaldo Galhardo.

No exterior, o dólar operava em queda de 0,3 por cento contra uma cesta de moedas, refletindo o maior apetite por risco que prevaleceu ao longo do pregão, mas reduziu perdas após o Parlamento britânico rejeitar pela segunda vez um acordo de Brexit negociado pela premiê, Theresa May.

Mais cedo, o mercado aguardava com leve otimismo a votação, com a percepção de que um acordo de último minuto que May negociou com a União Europeia poderia agradar parlamentares, o que não se concretizou.

Investidores também trazem no radar certo otimismo ligado às negociações entre China e Estados Unidos após declarações do principal negociador dos EUA.

Mais cedo, também houve repercussão do aumento modesto dos preços ao consumidor dos Estados Unidos de fevereiro, embora tenha sido a primeiro alta em quatro meses. Segundo agentes financeiros, a elevação modesta do índice de preços endossa a postura de paciência adotada pelo Federal Reserve.

O Banco Central vendeu nesta sessão todos os 14,5 mil swaps cambiais tradicionais ofertados em leilão, equivalente à venda de dólar futuro. Assim, neste mês, já rolou 3,625 bilhões, cerca de um terço dos 12,321 bilhões que vencem em abril.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário