Moro diz que não estabeleceu nenhuma condição para ser ministro

Publicado em 13/05/2019 13:22

LOGO REUTERS

(Reuters) - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta segunda-feira que não estabeleceu "nenhuma condição" para ocupar o cargo no primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro e que a única condição --que ele preferiu chamar de "convergência"-- que impôs para ser titular da pasta é que o foco do trabalho fosse atuar no combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos.

"Eu não estabeleci nenhuma condição. Não vou receber um convite para ser ministro e estabelecer condições sobre circunstâncias do futuro que não se pode controlar", disse Moro, em palestra no Congresso Nacional de Macrocriminalidade e Combate à Corrupção, em Curitiba (PR).

A fala do ministro da Justiça contraria entrevista concedida na véspera à Rádio Bandeirantes por Bolsonaro. Nela, o presidente prometeu que vai indicar Moro para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal, que deve ser aberta em novembro de 2020, com a aposentadoria do ministro Celso de Mello. O presidente afirmou que “tem um compromisso com Moro” sobre este assunto.

Na palestra, Moro disse ter recebido carta branca do presidente para montar a sua equipe no ministério e falou sobre o foco do trabalho à frente da pasta.

"A única condição que eu coloquei ao presidente --e não vou dizer que é condição, é convergência-- foi focar nesses 3 tipos de crime, que são aqueles que mais atormentam a vida dos brasileiros em relação às quais as nossas instituições vinham ou vêm apresentando uma performance não das melhores", disse Moro, em referência ao combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos.

Em entrevista à rádio Jovem Pan também nesta segunda, o ministro da Justiça afirmou que se sentiu honrado com a declaração do presidente de que vai indicá-lo para a próxima vaga no Supremo, mas lembrou que a corte está completa no momento e que irá avaliar a opção se receber um convite de fato.

“Fico honrado com o que presidente falou, mas não tem a vaga no momento. Quando surgir, ele vai avaliar se vai manter convite, eu vou avaliar se vou aceitar, se for feito efetivamente o convite”, disse à rádio, ao ressaltar que continua focado em seu trabalho na pasta de Justiça e Segurança Pública.

Considerado por muitos como um “gol de placa” do governo Bolsonaro na montagem do primeiro escalão, Moro tem acumulado uma série de dificuldades nos quatro meses à frente da pasta, que colocam em xeque o eventual sucesso dos planos para a área do ex-juiz da operação Lava Jato, que é apontado como potencial sucessor do presidente em 2022.

(Por Ricardo Brito, em Brasília)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Ernani Pedretti Campinas - SP

    Para mim notícia como essa poderiam ser chamadas de "FUTUROLOGIA"... no momento o Brasil está precisando que se resolva a reforma da previdência ... só que de CIMA PARA BAIXO e não como proposto pelo governo...vejo notícia de aposentadoria de R$ 56 mil e tantos reais e a preocupação é pra quem ganha salário minimo... R$ 56 mil paga quase cinco anos de um mínimo...acorda Brasil

    2