CitrusBR parabeniza o governo por celebração do Acordo Mercosul - União Europeia
Publicado em 28/06/2019 15:52
Suco de laranja foi um dos grandes destaques da negociação
A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) parabeniza o Governo Brasileiro pela conclusão do Acordo Mercosul - União Europeia, que trará grandes benefícios para a cadeia do suco de laranja, segundo informações da nota oficial conjunta dos Ministérios de Relações Exteriores (MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério da Economia (ME):
“Com a vigência do acordo, produtos agrícolas de grande interesse do Brasil terão suas tarifas eliminadas, como suco de laranja, frutas e café solúvel. Os exportadores brasileiros obterão ampliação do acesso, por meio de quotas, para carnes, açúcar e etanol, entre outros. As empresas brasileiras serão beneficiadas com a eliminação de tarifas na exportação de 100% dos produtos industriais. Serão, desta forma, equalizadas as condições de concorrência com outros parceiros que já possuem acordos de livre comércio com a UE.”
A CitrusBR, em nome de suas empresas associadas, reconhece o esforço das autoridades envolvidas e deseja que a tramitação da aprovação deste histórico acordo aconteça com a maior celeridade por parte dos países membros. As negociações preveem desgravações tarifárias, que variam entre 50%, imediatamente a partir da entrada em vigor do acordo, passando por desgravações que chegam a zero (desgravação completa) em um período de 7 a 10 anos, nos principais produtos.
Em termos de volume exportado, o acordo atende os principais NCM’s (códigos de identificam a característica de cada produto) e abre espaço para que as empresas adotem diferentes estratégias levando em consideração a nova realidade tarifária.
As tarifas médias para entrada na União Europeia variam entre 12.2% e 15%, dependendo do produto. A retirada completa ou parcial melhora a competitividade do suco de laranja em relação a concorrentes como o México, que nos últimos anos conseguiu firmar bons acordos comerciais e aumentou sua participação no mercado mundial de forma significativa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CitrusBR
0 comentário
EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário
Wall Street recua após dados fortes de emprego abalarem apostas no corte de juros do Fed
Ibovespa ultrapassa 190 mil pela 1ª vez embalado por estrangeiros
Dólar cai ao menor valor desde maio de 2024 em meio a forte fluxo estrangeiro para a bolsa
Taxas de DIs curtas caem após comentários de Galípolo, enquanto longas sobem com exterior
Índice STOXX 600 atinge recorde com alta de ações de energia e papéis de tecnologia e finanças caem