CitrusBR parabeniza o governo por celebração do Acordo Mercosul - União Europeia

Publicado em 28/06/2019 15:52
Suco de laranja foi um dos grandes destaques da negociação
A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) parabeniza o Governo Brasileiro pela conclusão do Acordo Mercosul - União Europeia, que trará grandes benefícios para a cadeia do suco de laranja, segundo informações da nota oficial conjunta dos Ministérios de Relações Exteriores (MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério da Economia (ME): 
 
“Com a vigência do acordo, produtos agrícolas de grande interesse do Brasil terão suas tarifas eliminadas, como suco de laranja, frutas e café solúvel. Os exportadores brasileiros obterão ampliação do acesso, por meio de quotas, para carnes, açúcar e etanol, entre outros. As empresas brasileiras serão beneficiadas com a eliminação de tarifas na exportação de 100% dos produtos industriais. Serão, desta forma, equalizadas as condições de concorrência com outros parceiros que já possuem acordos de livre comércio com a UE.”
 
A CitrusBR, em nome de suas empresas associadas, reconhece o esforço das autoridades envolvidas e deseja que a tramitação da aprovação deste histórico acordo aconteça com a maior celeridade por parte dos países membros. As negociações preveem desgravações tarifárias, que variam entre 50%, imediatamente a partir da entrada em vigor do acordo, passando por desgravações que chegam a zero (desgravação completa) em um período de 7 a 10 anos, nos principais produtos. 
 
Em termos de volume exportado, o acordo atende os principais NCM’s (códigos de identificam a característica de cada produto) e abre espaço para que as empresas adotem diferentes estratégias levando em consideração a nova realidade tarifária. 
 
As tarifas médias para entrada na União Europeia variam entre 12.2% e 15%, dependendo do produto. A retirada completa ou parcial melhora a competitividade do suco de laranja em relação a concorrentes como o México, que nos últimos anos conseguiu firmar bons acordos comerciais e aumentou sua participação no mercado mundial de forma significativa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CitrusBR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário