Inmet emite alerta vermelho para todo o DF devido à baixa umidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje (5) aviso vermelho para toda a região do Distrito Federal, diante da previsão de repetirem as mesmas condições climáticas registradas nessa quarta-feira (4), quando a cidade do Gama registrou recorde de 8% de umidade relativa do ar, superando os 9% ocorrido também no Gama, 29 de agosto de 2017.
De acordo com a meteorologista Naiane Araújo, o aviso vermelho é dado quando o nível de umidade fica abaixo dos 12% e é destinado às autoridades de Defesa Civil para que decidam sobre adoção de medidas que evitem o desconforto para a saúde da população e também para ações de prevenção e combate às queimadas.
Ela explicou que o fenômeno é causado por uma massa seca e quente que está estacionada na região central e deve permanecer por mais sete ou dez dias. Naiane explicou que esse tipo de ocorrência, de temperatura elevada e baixa umidade, faz parte do padrão climático comum nesta época do ano no DF.
A meteorologista informou ainda que Brasília completa nesta quinta-feira 94 dias sem chover e que essa situação só deverá mudar na segunda quinzena deste mês, com a chegada ainda fraca da chuva, uma característica do período de transição, quando o período seco começa a ir embora dando lugar a estação mais chuvosa.
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron