Opep pode discutir cortes mais profundos na quinta-feira, diz ministro do Iraque

ABU DHABI (Reuters) - A Opep e seus aliados vão discutir se há necessidade de cortes mais profundos na produção de petróleo em um encontro de seu comitê ministerial na quinta-feira, disse nesta quarta-feira o ministro de petróleo do Iraque, Thamer Ghadhban.
Decisões sobre a política de produção são tomadas em grupo e o Iraque não quer decidir sozinho, acrescentou o ministro, acrescentando que teve um encontro com ministros de Energia da Arábia Saudita e da Rússia na quarta-feira.
O último encontro da Opep chegou a discutir cortes de entre 1,6 milhão e 1,8 milhão de barris por dia, disse ele, mas alguns membros resistiram, o que levou a uma decisão sobre cortes de 1,2 milhão de barris por dia.
Ghadhban também afirmou que a região curda do Iraque deve respeitar suas obrigações em relação a exportações de petróleo e sua participação no orçamento federal. O governo regional curdo deve fornecer 250 mil barris por dia em petróleo ao governo federal, mas até o momento isso não foi cumprido, disse ele.
(Por Rania El Gamal e Dmitry Zhdannikov)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde