Dólar sobe contra o real com atenções voltadas para Fed e Copom

Por Stefani Inouye
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava contra o real nesta quarta-feira, com a moeda brasileira registrando o pior desempenho entre as principais divisas, enquanto todas as atenções estavam voltadas para as decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil.
Às 11:48, o dólar avançava 0,55%, a 4,1005 reais na venda.
Na B3, o dólar futuro de maior liquidez tinha alta de 0,50%, a 4,1000 reais.
Para Fernando Bergallo, diretor de operações da assessoria de câmbio FB Capital, apesar do cenário doméstico amplamente favorável, o dólar continua se valorizando contra o real em função das incertezas do cenário externo, como guerra comercial e desaceleração da economia global.
"Enquanto não tivermos uma inclinação para ativos de risco no exterior, o cenário interno não vai ser suficiente para atrair fluxo para cá. Precisamos de um cenário externo mais favorável."
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira que seu governo pode fechar um acordo comercial com a China antes da eleição presidencial dos EUA ou no dia seguinte à eleição, acrescentando que, se o acordo vier após as eleições, será em termos "muito piores" para Pequim do que se fosse alcançado agora.
A disputa entre os dois países tem afetado as cadeias globais de suprimentos e levou os bancos centrais globais a reduzir os juros este ano para reduzir seu impacto sobre as economias.
Nesta quarta-feira, o Federal Reserve divulgará sua decisão sobre política monetária nos EUA às 15h (horário de Brasília), com os juros futuros dos EUA indicando que operadores veem 80% de chance de o Fed reduzir o juro em 0,25 ponto percentual, de acordo com a ferramenta Fedwatch do CME Group.
Na cena doméstica, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgará sua decisão de juros também nesta quarta, a partir das 18h (horário de Brasília), com o mercado apostando em um corte de 0,5 ponto percentual na Selic.
O BC vendeu todos os 580 milhões de dólares ofertados em moeda física nesta quarta-feira e negociou ainda todos os 11.600 contratos de swap cambial reverso ofertados --nos quais assume posição comprada em dólar.
0 comentário
Dólar acelera alta com mercado ansioso antes de pesquisa Datafolha
Ibovespa fecha em queda com pesquisas eleitorais no foco
CNA desconhece Ação Direta de Inconstitucionalidade para derrubar PEC do fim da escala 6x1 citada pelo Sistema Faep
Ações europeias marcam maior nível em mais de duas semanas com impulso de balanços
Maduro e esposa se declaram inocentes de acusações de tortura dos EUA
Fórum Econômico Mundial pode nomear Lagarde já em novembro, dizem fontes