Dólar sobe contra o real após decisão sobre juros do Fed

Por Stefani Inouye
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar encerrou em alta contra o real nesta quarta-feira, na esteira da já esperada decisão do Federal Reserve de cortar os juros em 0,25 ponto percentual, com agentes do mercado agora voltando suas atenções para a decisão de política monetária do Banco Central do Brasil.
O dólar à vista teve alta de 0,61%, a 4,1028 reais na venda. Na mínima da sessão, o dólar chegou a tocar 4,0737 reais, enquanto na máxima chegou a 4,1150 reais.
Na B3, o dólar futuro subia 0,61%, a 4,1045 reais.
"Mesmo com o corte de juros do Fed, o dólar foi fortalecido pela contínua falta de clareza das autoridades sobre a possibilidade de novas quedas na taxa de juros", afirmou Silvio Campos Neto, economista da Tendências Consultoria.
Ao reduzir a taxa básica de juros para um intervalo de 1,75% a 2,00% nesta quarta-feira, por placar de 7 a 3, o comitê de política monetária do Fed (Fomc, na sigla em inglês) apontou os riscos globais em curso e o enfraquecimento dos investimentos empresariais e das exportações.
Durante coletiva de imprensa após a decisão, o chairman do Fed, Jerome Powell, reafirmou que a perspectiva econômica dos EUA é "favorável", com o mercado de trabalho forte e a inflação provavelmente retornando à meta do Fed (2%).
Campos Neto acrescentou que não vê a moeda norte-americana ampliando sua valorização contra o real nas próximas sessões, já que o outro vetor que puxou o dólar nas últimas semanas --as tensões comerciais entre EUA e China-- tem se mostrado um pouco mais comedido.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira que seu governo pode fechar um acordo comercial com a China antes da eleição presidencial dos EUA ou no dia seguinte à eleição, acrescentando que, se o acordo vier após as eleições, será em termos "muito piores" para Pequim do que se fosse alcançado agora.
Na cena doméstica, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgará sua decisão de juros também nesta quarta, a partir das 18h (horário de Brasília), com o mercado apostando em um corte de 0,5 ponto percentual na Selic.
0 comentário
Dólar à vista fecha com variação negativa de 0,04%, a R$5,2082 na venda
Ações europeias fecham em máxima recorde após dados fracos de emprego dos EUA acalmarem temores de alta de juros
Ibovespa flerta com 174 mil pontos após dado de emprego dos EUA reduzir apostas sobre alta de juros pelo Fed
Wall Street sobe após dados mais fracos de emprego acalmarem temores sobre alta de juros
Irã alerta EUA e Israel contra ataques antes de cerimônias fúnebres de Khamenei
Após forte ataque a Kiev, Rússia diz que continuará aumentando pressão sobre Ucrânia