Indústria inicia 4º tri com melhor resultado em sete anos para outubro

Publicado em 04/12/2019 10:03

LOGO REUTERS

Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - O quarto trimestre começou com alta da produção industrial em outubro sobre o mês anterior, no terceiro mês seguido de ganhos e no melhor resultado para o mês em sete anos.

A produção industrial do Brasil cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado, mais forte para o mês desde a alta de 1,5% em 2012, indica que a indústria mostra sinais de retomada neste fim de ano, embalada principalmente pela demanda doméstica.

Em relação a outubro do ano passado, a produção apresentou avanço de 1,0%.

As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de altas de 0,7% na variação mensal e de 1,4% na base anual, segundo a mediana das projeções.

"A indústria está diferente, está virando a chave e num patamar e numa trajetória novos. Essa mudança se deve à demanda doméstica, já que a externa continua limitada", explicou o gerente da pesquisa no IBGE, André Macedo, destacando que desde o fim de 2017 a indústria não registrava três taxas positivas.

"Essa melhora tem a ver com mais gente no mercado de trabalho, aumento da massa salarial, juros e inflação baixos e crédito mais acessível", completou.

No mês, a categoria de Bens de Consumo foi o destaque com crescimento da produção de 1,0% frente a setembro. A fabricação de Bens Intermediários também avançou, 0,3%.

Somente Bens de Capital, uma medida de investimento, apresentou recuo em outubro, de 0,3%.

"O lado negativo da pesquisa foi Bens de Capital. O clima de incerteza que ainda está no ar segura um pouco e contamina os empresários", disse Macedo.

No terceiro trimestre, a indústria cresceu 0,8%, mostrando ligeira aceleração sobre a taxa de 0,7% no segundo trimestre, de acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo IBGE na véspera.

O desempenho ajudou a consolidar a perspectiva de recuperação gradual da economia, que expandiu 0,6% entre julho e setembro sobre os três meses anteriores.

(Edição Paula Arend Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário