Dólar ronda estabilidade ante real de olho em tensões no Oriente Médio

Por Luana Maria Benedito
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha pouca movimentação contra o real nesta segunda-feira, rondando os 4,06 reais, com os investidores digerindo a intensificação das tensões entre Estados Unidos e Irã no Oriente Médio, em dia de fraqueza do índice do dólar contra as principais moedas.
Às 9:51, o dólar avançava 0,06%, a 4,0578 reais na venda. O dólar futuro de maior liquidez tinha estabilidade neste pregão, a 4,063 reais.
Na sessão anterior, com a notícia da morte do general iraniano Qassem Soleimani em um ataque norte-americano ao aeroporto de Bagdá na sexta-feira, o dólar à vista fechou em alta acentuada de 0,74%, a 4,0555 reais na venda.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve no domingo uma ameaça de atacar locais culturais iranianos, alertando para uma "grande retaliação" se o Irã revidar pela morte de Soleimani.
Ainda no domingo, o Irã se distanciou ainda mais do acordo nuclear de 2015 com potências mundiais, dizendo que não respeitará limites a seu trabalho de enriquecimento de urânio.
"Hoje ainda há um pouco de cautela. O mercado quer ver se essa nova tensão política no Oriente Médio vai durar ou não", disse Cleber Machado, operador da Commcor.
"No entanto, já era esperado que o Irã fosse tomar medidas e não ia baixar a cabeça para os EUA. Por isso não estamos vendo uma deterioração tão ampla do real como houve na sexta-feira."
No exterior, o dólar perdia força contra uma cesta de moedas fortes, principalmente pela migração dos investidores para divisas seguras -- como o iene japonês e o franco suíço -- devido à aversão por risco global após os ataques dos EUA.
Contra o peso mexicano e o rand sul-africano, moedas emergentes pares do real, a moeda norte-americana registrava perdas.
0 comentário
Wall Street fica estável antes de fim de semana prolongado e S&P 500 tem queda semanal
Canadá e China reduzem tarifas de veículos elétricos e canola em retomada dos laços
Ibovespa recua em pregão de ajustes com vencimento de opções após recordes
Dólar fecha em leve alta em linha com exterior
Perícia de nova fase da operação sobre Master deve levar de 4 a 6 meses, diz fonte da PGR
Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado