Trump suspenderá programa de drones civis devido a preocupações com tecnologia chinesa, diz jornal

O governo dos EUA planeja suspender permanentemente seu programa de drones civis devido aos dispositivos serem fabricados, pelo menos parcialmente, na China, informou o Financial Times no domingo.
O Departamento do Interior dos EUA está considerando suspender o uso de cerca de mil drones após decidir que o risco de os equipamentos serem usados por Pequim para espionagem era muito alto, disse a reportagem do FT, citando duas pessoas informadas sobre os planos.
Fontes também disseram ao Financial Times que o secretário do Interior, David Bernhardt, não assinou uma política oficial, mas planeja suspender o uso dos drones, com exceções para emergências como combate a incêndios e treinamento.
O Departamento do Interior não estava disponível imediatamente para comentar.
A chinesa SZ DJI Technology, maior fabricante de drones comerciais do mundo, disse nesta segunda-feira que, embora não tenha visto a nova política, está ansiosa para analisar as descobertas do departamento dos EUA, dada a falta de evidências confiáveis para apoiar uma ampla de restrição de drones por conta de seu país de origem.
"Instamos os parlamentares e as partes interessadas do setor a se unirem para criar padrões claros que darão aos operadores de drones comerciais e governamentais a garantia de que precisam para avaliar com confiança a tecnologia, não importa onde sejam fabricados", acrescentou a empresa.
(Por Mekhla Raina e Rama Venkat em Bengaluru)
0 comentário
Wall Street fica estável antes de fim de semana prolongado e S&P 500 tem queda semanal
Canadá e China reduzem tarifas de veículos elétricos e canola em retomada dos laços
Ibovespa recua em pregão de ajustes com vencimento de opções após recordes
Dólar fecha em leve alta em linha com exterior
Perícia de nova fase da operação sobre Master deve levar de 4 a 6 meses, diz fonte da PGR
Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado