Acordo comercial EUA-China vai aliviar incerteza global, diz chefe do FMI

Publicado em 17/01/2020 14:58

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - A assinatura da Fase 1 do acordo comercial entre os Estados Unidos e a China reduzirá - mas não eliminará - a incerteza que prejudicou o crescimento econômico global, disse nesta sexta-feira a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.

Falando em um evento no Instituto Peterson de Economia Internacional, Georgieva se recusou a fornecer uma previsão econômica global ajustada, dizendo que ela será divulgada na segunda-feira no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Mas ela disse que o FMI espera que o acordo comercial garanta que o Produto Interno Bruto da China avance 6% em 2020, e que compartilhou essa previsão com o vice-premiê chinês, Liu He, durante uma reunião esta semana.

Georgieva afirmou que o FMI havia estimado anteriormente que as tensões comerciais globais cortariam 0,8%, ou 700 bilhões de dólares, do crescimento econômico internacional. Apenas cerca de um terço disso foi devido a tarifas, com a maior participação resultante de uma desaceleração do investimento empresarial. Como o acordo comercial EUA-China é apenas uma solução provisória, o impacto no investimento não será erradicado, disse ela.

"O que estamos vendo agora é que temos alguma redução dessa incerteza, mas ela não foi eliminada", afirmou.

(Por Andrea Shalal)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário