China está confiante de que vai estabilizar crescimento industrial em 2020

Publicado em 20/01/2020 08:44
17 exibições

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A China está confiante em manter um crescimento industrial estável este ano, apesar das grandes pressões sobre o setor, sustentada por cortes de impostos e amplo apoio da política monetária, disse nesta segunda-feira o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação chinês.

A produção industrial do país superou as expectativas em dezembro, crescendo 6,9% em relação ao ano anterior, ritmo mais forte em nove meses, elevando a expansão no ano de 2019 a 5,7% - dentro da meta do governo de 5,5% a 6,0%.

O crescimento na segunda maior economia do mundo caiu para uma mínima de quase 30 anos de 6,1% em 2019, em meio à guerra comercial com os Estados Unidos, e mais estímulos são esperados este ano à medida que Pequim tenta impulsionar a demanda doméstica lenta.

"Olhando para 2020, o desenvolvimento industrial enfrenta muitas dificuldades e riscos", disse Miao em entrevista coletiva. "A pressão para estabilizar o crescimento industrial ainda é grande."

Mas o governo poderá "garantir o bom funcionamento da economia industrial" este ano, à medida que grandes cortes de impostos e esforços da política monetária para aliviar os apertos de financiamento das empresas começam a ganhar força, disse ele.

Pequim continuará a implementar medidas de redução de impostos e taxas este ano, com foco no setor manufatureiro, disse Miao sem dar detalhes.

O governo disse que seus cortes de impostos e taxas excederam 2 trilhões de iuanes (292,03 bilhões de dólares) em 2019.

A China aumentará o investimento em pesquisa e desenvolvimento e usará outros incentivos para ajudar a promover inovações e melhorar o setor manufatureiro, disse Miao.

(Por Shen Yan e Kevin Yao. Reportagem adicional de Josh Horwitz)

Fonte: Reuters

0 comentário