Dólar vai acima de R$4,20 com temores sobre vírus e foco em Davos

Publicado em 21/01/2020 10:30

LOGO REUTERS

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - Os temores sobre a disseminação de um vírus na China derrubavam o apetite por risco em todo o mundo, levando o dólar a subir contra o real no pregão desta terça-feira acima de 4,20 reais, com os investidores também de olho no Fórum Econômico Mundial de Davos.

O número de mortos pelo surto de coronavírus na China subiu para seis nesta terça-feira, e as autoridades relataram um aumento em novos casos, com receios de que a cifra de infecção aumente ainda mais com as viagens de centenas de milhões de pessoas para o feriado chinês do Ano Novo Lunar.

Autoridades confirmaram que o novo vírus misterioso pode se espalhar entre humanos e disseram que 15 pessoas de equipes de saúde já foram infectadas, alimentando temores sobre uma pandemia internacional.

"Além da óbvia preocupação com a saúde da população da região, e também global, os mercados adotam cautela, especialmente na China, tendo em vista potenciais impactos na atividade", disse em nota a Commcor DTVM.

Nos mercados de câmbio internacionais, as moedas seguras, como o iene japonês, beneficiavam-se da aversão a risco gerada pela doença, enquanto divisas emergentes, como a lira turca e o peso mexicano, se depreciavam.

Os investidores também estavam atentos ao Fórum Econômico Mundial de Davos, marcado por falas preocupantes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que a maioria das tarifas será mantida na segunda fase de negociações comerciais com a China.

A fala de Trump vem na esteira da assinatura da Fase 1 do acordo comercial que marcou um passo importante para a resolução da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, que abalou os mercados internacionais por 18 meses.

Às 10:20, o dólar avançava 0,11%, a 4,1940 reais na venda. O contrato mais líquido de dólar futuro ganhava 0,04% na B3, a 4,196 reais.

Na máxima do dia, o dólar interbancário tocou os 4,2094 reais, patamar mais alto desde 5 de dezembro do ano passado.

Segundo Jefferson Laatus, sócio fundador do Grupo Laatus, existe a possibilidade de a divisa norte-americana voltar a ser negociada em níveis acima de 4,20, como aconteceu no final de 2019, já que, até o momento, "não há sinalização do BC de que vai controlar essa alta".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário