OMS decide na quinta-feira se coronavírus constitui emergência internacional

Publicado em 22/01/2020 17:56

LOGO REUTERS

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde disse que vai decidir na quinta-feira se deve declarar uma emergência global devido ao surto de um novo vírus semelhante à gripe com origem na China.

Se isso acontecer, será apenas a sexta emergência internacional a ser declarada na última década.

"A decisão é uma que eu levo muito a sério", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que estava preparado apenas para tomá-la com o volume de informações necessárias e a devida consideração.

A declaração foi feita depois que a OMS realizou uma reunião de um dia de um painel independente de especialistas em Genebra na quarta-feira.

As mortes pelo novo coronavírus da China subiram para 17 na quarta-feira, com mais de 540 casos confirmados, aumentando o medo de contágio de uma infecção suspeita de se originar de animais selvagens comercializados ilegalmente.

Acredita-se que a cepa anteriormente desconhecida desse coronavírus tenha emergido de um mercado de animais na cidade central de Wuhan, com casos agora detectados em lugares tão distantes quanto os Estados Unidos.

Wuhan decidiu suspender suas redes de transporte e aconselha os cidadãos a não deixarem a cidade, informou a mídia estatal.

Cidade chinesa de Wuhan, atingida por novo vírus, suspende transportes públicos

.
  • Funcionários do governo monitoram scanners que medem a temperatura de passageiros em ponto de checagem na estação de trem Hankou, em Wuhan (21/01/2020 China Daily via REUTERS) 

(Reuters) - A cidade chinesa de Wuhan, fonte de um novo vírus semelhante à gripe, está suspendendo suas redes de transportes públicos e aconselhando os cidadãos a não saírem da cidade, informou a mídia estatal nesta quinta-feira.

As redes de ônibus, metrô, balsa e de transportes de longa distância serão suspensas a partir das 10h (horário local) de 23 de janeiro, e o aeroporto e as estações de trem estarão fechados para passageiros que saem, disse a TV estatal.

O governo está pedindo aos cidadãos que não deixem a cidade, a menos que haja circunstâncias especiais, disse a mídia estatal, citando a força-tarefa do governo local para o vírus.

OMS: aprendemos muito com epidemia de SARS e estamos levando isso em consideração

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira, 22, que "aprendemos muito com a epidemia de SARS" que afetou países asiáticos em 2003, caso que tem sido usado como paralelo para a atual situação com a disseminação do novo tipo de coronavírus.

"Estamos construindo conhecimento com base nisso", afirmaram representantes da entidade em coletiva de imprensa.

A OMS também celebrou a "transparência" da China em relação às informações sobre o vírus, diferente do que aconteceu no caso de 2003. "Se queremos manter o mundo seguro, temos que ter transparência como prioridade numero um", afirmou um dos representantes.

A entidade vai voltar a se reunir amanhã para discutir se deve declarar a situação como emergência de saúde pública.

Os representantes do órgão também afirmaram que "muitas das mortes" ligadas ao novo tipo de coronavírus foram de pacientes com condições de saúde preexistentes e com idade avançada.

China

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou não ter fornecido aconselhamento à China sobre ações para conter a disseminação do novo tipo de coronavírus, mas destacou que as medidas realizadas pela cidade chinesa de Wuhan, onde acredita-se ter surgido o vírus, são "importantes".

O governo local de Wuhan, na China, informou hoje que o transporte público, incluindo ônibus, metrô, balsa e trem, ficará temporariamente fechado a partir das 10h de quinta-feira (horário local). Todos os voos que partem de Wuhan, assim como os trens, serão temporariamente cancelados.

Em coletiva de imprensa, a OMS também afirmou ter pedido à China, entre outros detalhamentos, informações sobre quantos dos casos de coronavírus se devem à transmissão por contato humano. Para a entidade, essa determinação é fundamental para definir os próximos passos.

Saúde diz que caso de BH 'não se enquadra como suspeito' de coronavírus

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que "não há detecção de nenhum caso suspeito no Brasil" de infecção por coronavírus. A nota do ministério contradiz a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais, que classificou como "caso suspeito de coronavírus" o de uma mulher de 35 anos que está internada em Belo Horizonte.

"O caso noticiado pela SES/MG não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo em vista que o paciente esteve em Xangai, onde não há, até o momento, transmissão ativa do vírus. De acordo com a definição atual da OMS, só há transmissão ativa do vírus na província de Whuan", explicou o ministério da Saúde.

Segundo a pasta, o governo federal faz "monitoramento diário da situação junto à OMS, que acompanha o assunto desde as primeiras notificações de casos, em 31 de dezembro de 2019".

A paciente suspeita para o coronavírus em Belo Horizonte está internada no Hospital Eduardo Menezes (HEM). Segundo a Secretária de Saúde mineira, a mulher desembarcou na capital do Estado no último sábado, 18, apresentando "sintomas respiratórios compatíveis com a doença respiratória viral aguda".

Na China, o número de infectados chegou a 550 pessoas, com 17 mortes confirmadas.

Cazaquistão suspende exportações de petróleo à China após nova contaminação

ALMATY/MOSCOU (Reuters) - O Cazaquistão suspendeu as exportações de petróleo para a China depois que uma contaminação foi detectada em óleo fornecido por uma produtora cazaque, menos de um ano após uma crise envolvendo óleo contaminado na vizinha Rússia.

Os embarques de petróleo para a China foram suspensos por causa do alto teor de cloreto orgânico, disse o Ministério de Energia do Cazaquistão nesta quarta-feira.

A CNPC Aktobemunaigas, subsidiária do grupo chinês CNPC no Cazaquistão, teve seu suprimento zerado nos oleodutos do país da Ásia Central desde 16 de janeiro, afirmou a operadora de oleodutos Kaztransoil nesta quarta-feira.

Diferentemente do que ocorreu em abril do ano passado no oleoduto de Druzhba, quando 5 milhões de toneladas de óleo foram contaminadas por cloreto orgânico, desta vez a origem do problema foram campos cazaques, embora o volume afetado ainda não esteja claro.

As exportações de petróleo do Cazaquistão para a China serão retomadas após a questão da qualidade do óleo ser resolvida com a CNPC Aktobemunaigas, disse o Ministério de Energia cazaque.

A CNPC Aktobemunaigas não respondeu de imediato a um pedido por comentários.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/Agencia Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário