Macau e Taiwan confirmam casos do novo coronavírus; Japão, Coreia do Sul, EUA e Tailandia também confirmaram

Publicado em 22/01/2020 21:59

Macau, 22 jan (Xinhua) -- O Centro de Resposta e Coordenação do Novo Coronavírus do governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) disse nesta quarta-feira que o primeiro caso do novo coronavírus foi relatado em um hospital local.

Uma mulher de 52 anos vinda de Wuhan, no centro da China, foi diagnosticada terça-feira com a doença pelo Centro Hospitalar Conde de São Januário, que a colocou em quarentena e sob tratamento.

Após pegar um trem-bala destinado a Zhuhai, Província de Guangdong, ela chegou no domingo a Macau pelo Portão da Fronteira e fez check-in em um hotel. Teve dor de garganta e tosse durante quase uma semana antes de ir ao hospital na terça-feira, onde deu entrada sozinha às 18h (1000 GMT).

A paciente começou a ter febre sem dificuldades respiratórias após ser colocada em quarentena no hospital. Antes de procurá-lo, tinha ficado no hotel e no cassino na maior parte do tempo e saído para comer.

Três pessoas que tiveram contato próximo com ela em Macau também foram colocadas em quarentena por 14 dias, acrescentou o centro. Os quartos de todas elas, incluindo o da paciente, foram desinfetados logo em seguida.

O diretor dos Serviços de Saúde da RAEM, Lei Chin Ion, afirmou que a paciente não é altamente contagiosa, mas que ainda são necessários os resultados da observação médica das pessoas que tiveram contato próximo com ela.

Nesta quarta-feira as autoridades de saúde da China disseram que até terça tinham confirmado mais de 440 casos da pneumonia causada pelo novo coronavírus (2019-nCoV), em 13 regiões de nível provincial.

No exterior, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos confirmaram um caso cada, e a Tailândia, três.

138726666_15796803075631n.jpg

Funcionários medem a temperatura corporal dos passageiros no Aeroporto Internacional de Tianhe, em Wuhan, capital da Província de Hubei, no centro da China, em 21 de janeiro de 2020. (Xinhua/Xiao Yijiu)

Caso de pneumonia relacionada ao coronavírus é confirmado em Taiwan

Taipei, 22 jan (Xinhua) -- Uma mulher que voltou de Wuhan, no centro da China, para Taiwan foi infectada pelo novo coronavírus que lhe causou pneumonia, informou a agência de monitoramento epidêmico da ilha nesta terça-feira.

A mulher de 50 anos viajou de Wuhan para Taiwan por via aérea na segunda-feira e foi enviada ao hospital pela equipe do aeroporto por apresentar sintomas de febre, tosse e taquipnéia antes da infecção ser confirmada na terça-feira, revelou o órgão em uma entrevista coletiva.

A paciente recebeu tratamento em uma estação de isolamento, acrescentou a entidade.

A agência pediu que o público mantenha a calma, já que a paciente foi enviada ao hospital e colocada em quarentena logo após o desembarque e fez poucos contatos com a população local.

Ao todo, 46 pessoas que tiveram contato com a paciente a bordo do avião estão sendo monitoradas de perto, informou a agência.

As autoridades elevaram o nível de alerta de viagem para Wuhan e sugeriram que o público evite visitar a cidade, a menos que seja necessário.

Os especialistas também disseram que a transmissão respiratória é o principal caminho de contágio e é possível que o vírus sofra mutação, que aumentará os riscos de disseminação da pneumonia.

"A transmissão entre pessoas do novo coronavírus e infecções entre pessoal médico foram confirmadas", apontou Zhong Nanshan, um renomado especialista em doenças respiratórias e especialista chefe de uma equipe de de alto nível da Comissão Nacional da Saúde (NHC, em inglês).

O aparecimento contínuo de novos casos indica que o surto está ainda em sua fase inicial de rápidas mudanças, acrescentou Zhong.

Novo coronavírus tem genoma sequenciado

 China tomou medidas sólidas para controlar resolutamente a expansão do vírus, e divulgou a sequência de genoma inteira do novo coronavírus, que o ajudará cientistas e autoridades de saúde no mundo a desenvolverem kits de diagnóstico e estudarem a patogenicidade viral.

A distribuição geográfica dos casos de infecção em Wuhan indica uma relação estreita entre o surto e um mercado local de frutos do mar. As investigações mostraram que havia anteriormente vendas ilegais de animais selvagens no mercado.

Com base nas descobertas do sequenciamento inteiro do genoma, pode ser especulado que animais selvagens podem ter uma função importante no aparecimento da doença. Mas ainda não está claro que tipo de animal causou as infecções, salientou Gao Fu, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências e chefe da China CDC.

PREVENIR SUPER-ESPALHADOR

Não surgiu nenhum super-espalhador, ou um transportador de vírus altamente contagioso, segundo os especialistas.

Zhong prevê um aumento em casos de pneumonia viral durante a atual alta temporada de viagens do Ano Novo Lunar, observando que uma importante tarefa é prevenir o surgimento de super-espalhadores.

Segundo ele, colocar os pacientes confirmados e com suspeita em quarentena é o método mais efetivo para manter o surto sob controle.

Durante o próximo feriado da Festa da Primavera (sábado), lugares com grande concentração de pessoas, incluindo estações ferroviárias, aeroportos e centros comerciais, assim como ônibus e trens, devem adotar medidas de ventilação, esterilização e triagem de temperatura de acordo com as situações locais, exigiu o órgão.

Wuhan prepara 2.000 leitos hospitalares para pacientes infectados com o coronavírus

Wuhan, 22 jan (Xinhua) -- As autoridades de saúde da cidade de Wuhan, no centro da China, anunciaram na terça-feira que a cidade preparou 800 leitos em três hospitais e terá 1.200 mais prontas no menor tempo possível.

Peng Houpeng, vice-diretor da comissão municipal de saúde, disse que cinco zonas de cuidados intensivos foram estabelecidas em cinco hospitais locais, cada uma acompanhada por 30 trabalhadores médicos 24 horas por dia.

O primeiro paciente confirmado na Tailândia foi curado e retornou à China em 19 de janeiro, e foi transferido para um hospital designado para receber mais observação médica, disse Peng.

Um total de 18 contatos próximos, incluindo o genro do paciente que o acompanhou em casa, também está sob observação médica.

A comissão está procurando contatos próximos do segundo paciente na Tailândia, tendo localizado três.

Quatro contatos familiares próximos do paciente confirmado no Japão foram encontrados e colocados sob observação médica, informou a comissão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Xinhua (estatal chinesa)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário