Preços do petróleo caem para mínimas de 3 meses com temor de que coronavírus afete demanda

Publicado em 27/01/2020 20:27

NOVA YORK (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo recuaram 2% e atingiram mínimas de três meses nesta segunda-feira, com o aumento no número de mortes causadas pelo coronavírus na China afetando perspectivas para viagens e alimentando expectativas de menor demanda pela commodity.

O petróleo Brent fechou em queda de 1,37 dólar, ou 2,3%, a 59,32 dólares por barril, o menor nível desde 21 de outubro. Já o petróleo dos Estados Unidos recuou 1,05 dólar, ou 1,9%, para 53,14 dólares o barril, mínima desde 2 de outubro.

Os mercados acionários globais, que os preços do petróleo tendem a acompanhar, também registraram quedas acentuadas, com investidores cada vez mais aflitos devido ao avanço da crise. A demanda por ativos de segurança, como o iene e títulos do Tesouro norte-americano, disparou.

A contagem de mortes em decorrência do coronavírus na China avançou para 81. O governo do país prolongou o feriado do Ano Novo Lunar até 2 de fevereiro, em uma tentativa de manter o maior número possível de pessoas dentro de suas casas, para evitar que o vírus se espalhe ainda mais.

"Essa situação ainda está no processo de dar as caras, e é por isso que o petróleo está levando tão a sério... Isso pode de fato se transformar em uma queda aguda na demanda, pelo menos por um tempo", disse John Kilduff, sócio da Again Capital em Nova York.

O isolamento de cidades chinesas e o cancelamento de voos ameaçam uma das áreas mais estáveis no crescimento da demanda global por petróleo, com os combustíveis para aviões representando cerca de 15% do aumento de demanda na China, disse em relatório a RBC Capital Markets.

No entanto, a empresa poderou que a diminuição no consumo de combustíveis para aviões ainda está restrita ao país asiático.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário