Wall St tropeça diante de coronavírus; preocupações econômicas pesam

Publicado em 27/01/2020 20:29

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados de ações dos Estados Unidos amargaram nesta segunda-feira o pior dia em mais de três meses, depois que a China estendeu o feriado do Ano Novo Lunar devido a um surto de vírus, alimentando preocupações com o impacto econômico dos esforços de contenção na segunda maior economia do mundo.

O índice Dow Jones caiu 1,57%, para 28.535,80 pontos. O S&P 500 perdeu 1,57%, para 3.243,63 pontos. E o Nasdaq cedeu 1,89%, para 9.139,31 pontos.

O Dow e o S&P tiveram as maiores quedas percentuais diárias desde 2 de outubro, enquanto o recuo do Nasdaq foi o mais acentuado desde 23 de agosto. O índice de volatilidade da CBOE, indicador do nível de temor entre os investidores, avançou para sua máxima desde 10 de outubro.

Na semana passada, o S&P 500 já havia registrado a pior performance semanal desde setembro, após a China isolar diversas cidades e restringir viagens, fazendo com que investidores recordassem do surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês) de 2002/03, que matou quase 800 pessoas e custou bilhões à economia global.

Ainda assim, alguns investidores veem o impacto econômico de longo prazo como restrito, considerando experiências anteriores com surtos virais.

"Toda essa situação é muito exagerada", disse Stephen Massocca, vice-presidente sênior da Wedbush Securities em San Francisco.

"Me parece que os chineses estão fazendo um trabalho de contenção muito melhor do que o que foi feito com a Sars. E no fim das contas, ao que a Sars levou? Levou a algum tipo de catástrofe econômica? Não."

Papéis relacionados às viagens, como os de companhias aéreas, cassinos e hotéis, estiveram entre os mais afetados em Wall Street, enquanto as ações de setores expostos ao crescimento chinês --incluindo tecnologia, materiais básicos e energia-- pressionaram os mercados.

A pressão negativa foi acentuada pelo início fraco da temporada de balanços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário