OMS declara surto do coronavírus como caso de emergência internacional de saúde pública

Publicado em 30/01/2020 16:44

LOGO nalogo

Foi informado na tarde desta quinta-feira (30) o primeiro caso de transmissão de humano a humano do coronavírus nos Estados Unidos, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças. O caso refere-se a um casal em que a mulher viajou para a China, voltou, foi diagonosticada e transmitiu o vírus para seu marido. Os dois estão sendo monitorados e a confirmação se deu em Illinois.

O centro informou ainda que o casal está na faixa etária dos 60 anos, que estão bem e sendo mantidos isolados. A instituição voltou a dizer ainda que o vírus não tem se espalhado rapidamente nos EUA e que o risco para a população norte-americana continua baixo. 

E a Organização Mundial da Saúde acaba de decidir e declarara o surto do coronavírus como uma emergência internacional de saúde pública. "É tempo de fatos, não de medo", disse a organização.  O vírus já matou 170 pessoas e infectou mais de 8 mil.   

Com informações da Bloomberg

Leia mais:

>> Governo da China determina aumento da produção de alimentos e distribuição de suprimentos para o setor

Wall St recua por preocupações com vírus da China e balanço do Facebook

LOGO REUTERS

Por Sruthi Shankar

(Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos caíam nesta quinta-feira, com a epidemia de coronavírus provocando temores de mais um impacto na economia chinesa, com ganhos fracos do Facebook e de outros aumentando o pessimismo.

As ações da gigante das redes sociais Facebook caíam 6,5% depois que a empresa alertou para a desaceleração do crescimento à medida que seus negócios amadurecem e relatou um aumento nas despesas trimestrais.

O índice de serviços de comunicação da S&P recuava 1,7%, na maior queda entre os 11 principais subsetores da S&P. Setores defensivos, como empresas de serviços públicos e produtos básicos de consumo, considerados os mais seguros em tempos de incertezas econômicas, registravam leves ganhos.

Os principais índices de ações norte-americanos caminham para a sua segunda queda semanal, uma vez que o surto interrompeu as viagens globais e forçou várias empresas a suspender as operações na China.

O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde deve se reunir nesta quinta-feira para decidir se declarará o vírus, que matou 170 pessoas na China e infectou 8,1 mil ao redor do mundo, uma emergência global.

"Isso terá um impacto material no PIB (Produto Interno Bruto) da China, mas não sei o quanto isso reflete no dia a dia. Realmente não sabemos quanto tempo isso vai durar", disse Eric Marshall, gerente de portfólio da Hodges Funds em Dallas.

"Os investidores estão aproveitando a oportunidade para fazer uma checada rápida nos preços e isso redefiniu o sentimento. Não é tão otimista quanto há algumas semanas atrás."

Às 15h (horário de Brasília), o Dow Jones Industrial Average caía 0,57%, para 28.569,95 pontos. O S&P 500 recuava 0,70%, para 3.250,41 pontos, e o Nasdaq Composite caía 0,77%, em 9.203,77 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas + Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário