Após recordes, dólar tem 1ª queda semanal do ano com BC vendendo moeda

Publicado em 14/02/2020 18:07

LOGO REUTERS

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou na maior queda em quase duas semanas ante o real nesta sexta-feira, chegando a perder o suporte de 4,30 reais apenas um dia depois de bater recorde acima de 4,38 reais, com o mercado interpretando novo leilão de swap cambial do Banco Central como indicativo de que a depreciação recente da taxa de câmbio pode ter sido rápida demais.

O real teve o melhor desempenho entre as principais moedas nesta sessão, depois de dias liderando as perdas. A queda do dólar na quinta e nesta sexta fez a moeda acumular baixa na semana, quebrando uma sequência de seis semanas de valorização.

Em dois dias, a queda acumulada foi de 1,14%, o que fez o dólar tocar o suporte de uma linha de tendência. A perda sustentada do suporte de 4,30 reais pode disparar ordens de "stoploss" (no caso, vendas automáticas) e reforçar o ajuste de baixa depois de o dólar acumular alta de mais de 8% no ano.

O dólar à vista terminou esta sessão em queda de 0,79%, a 4,3012 reais na venda --maior desvalorização diária desde 3 de fevereiro (-0,86%). Na mínima do dia, a cotação desceu a 4,2924 reais.

Na B3, o dólar futuro tinha baixa de 1,23% nesta sexta, a 4,2995 reais.

Na semana, o dólar recuou 0,46%, primeira queda semanal em 2020. O período foi marcado pelo retorno do Banco Central às operações de venda líquida de swaps cambiais, conforme o real se depreciava mais rapidamente que outras divisas emergentes. Apenas nesta semana, o BC vendeu 2 bilhões de dólares nesses contratos, primeira operação do tipo desde agosto de 2018.

Analistas do Citi entendem, contudo, que a intervenção tende a "funcionar" apenas no curto prazo. De forma geral, os estrategistas esperam que o real retome a depreciação, afetado por aumento de déficit em conta corrente, juro menor e a perda de vigor da economia, entre outros fatores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário