Presidente do Irã diz que país não irá se render à pressão dos EUA para negociar

(Reuters) - O Irã não vai manter nunca discussões sob pressão com seu antigo inimigo, os Estados Unidos, afirmou o presidente Hassan Rouhani em entrevista à imprensa televisionada neste domingo, acrescentando que a ajuda de Teerã é essencial para estabelecer a segurança no Oriente Médio.
"O Irã nunca vai negociar sob pressão...Nunca vamos nos render à pressão da América e não vamos negociar de uma posição de fraqueza. 'A máxima pressão' da América em relação ao Irã está fadada a falhar", disse Rouhani.
As tensões entre Irã e Estados Unidos aumentaram desde 2018, quando o presidente Donald Trump saiu de um acordo nuclear de 2015 entre Teerã e seis potências mundiais, com os EUA readotando sanções contra Teerã que afetaram sua economia.
O governo norte-americano quer um novo acordo que contenha ainda mais o programa nuclear do Irã e acabe com seu programa de mísseis balísticos.
Teerã rejeita realizar negociações sobre um novo acordo, dizendo que as discussões são possíveis apenas se os EUA voltarem ao pacto nuclear e levantarem sanções.
0 comentário
Wall St tem pouca variação na abertura enquanto investidores aguardam relatório de inflação
Argentina busca retorno ao mercado global e anuncia leilão de título em dólares
Ibovespa renova máxima nos primeiros negócios e se aproxima de 165 mil pontos
Dólar se reaproxima da estabilidade no Brasil com mercado à espera de dados dos EUA
China se compromete a aumentar importações e assinar mais acordos comerciais nos próximos cinco anos
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO