China corta taxa primária de empréstimo para ajudar economia em meio a surto de coronavírus

Publicado em 20/02/2020 08:18

LOGO REUTERS

A China cortou a taxa de empréstimo referencial nesta quinta-feira, como esperado, conforme as autoridades agem para reduzir os custos financeiros para empresas e sustentar a economia afetada pelo surto de coronavírus.

A taxa primária de empréstimo de um ano (LPR) <CNYLPR1Y=CFXS>, nova medida de empréstimo referencial introduzida em agosto, foi reduzida em 10 pontos básicos, de 4,15% na fixação do mês anterior para 4,05%.

A LPR de cinco anos <CNYLPR5Y=CFXS> foi cortada em 5 pontos, de 4,80% para 4,75%.

Todos os 51 entrevistados em pesquisa da Reuters esperavam uma redução na LPR, com 38 deles, ou cerca de 75%, apostando em corte de 10 pontos para ambos.

O corte da LPR seguiu-se a uma medida similar na taxa de empréstimo de médio prazo do banco central na segunda-feira. Investidores apostam que as autoridades vão adotar mais afrouxamento monetário e medidas de estímulo fiscal no curto prazo para ajudar empresas menores com dificuldades para enfrentar a crise.

Mayank Mishra, macroestrategista do Standard Chartered Bank, disse que o corte da LPR pode não ser suficiente para superar o impacto econômico do vírus.

"As autoridades chinesas estão enviando uma mensagem de que o afrouxamento irá acontecer, mas acontecerá a um ritmo calculado. Eles não querem alimentar expectativas de que irão afrouxar agressivamente", disse Mishra.

"Esperamos mais afrouxamento monetário na forma de 100 pontos básicos na taxa de compulsório e 10 pontos no instrumento de empréstimo de médio prazo (MLF) além do que já vimos."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário