Temores de coronavírus atingem Coreia do Sul; China tem queda em novas infecções

Publicado em 20/02/2020 08:20

LOGO REUTERS

Por Hyonhee Shin e Ryan Woo

SEUL/PEQUIM (Reuters) - Uma série de casos de infecção pelo novo coronavírus e uma primeira morte na Coreia do Sul geraram temores nesta quinta-feira de uma disseminação global da doença, ao passo que pesquisas sinalizaram que ela pode ser mais contagiosa do que se imaginava e a China fez um apelo a seus vizinhos no sudeste asiático por solidariedade.

A China, onde o vírus surgiu em dezembro, registrou uma forte queda no número de novos casos, mas os dados são parcialmente atribuídos a uma mudança na forma que o vírus é diagnosticado e a informação pode não amenizar os crescentes alertas sobre sua disseminação.

Enquanto a China reduziu as taxas de juros para amenizar o impacto nas empresas, as preocupações com o impacto do coronavírus sobre a segunda maior economia do mundo levaram investidores a saírem de diversos ativos e procurar aqueles denominados em dólares.

"As pessoas estão tentando ao máximo se afastar da desaceleração econômica que podemos ver por causa do coronavírus. Você quer o seu capital o mais longe da China possível", disse Chris Weston, da corretora Pepperstone, em Melbourne.

O coronavírus surgiu na cidade de Wuhan, região central da China, no ano passado, aparentemente em um mercado de animais silvestres, e até agora já infectou cerca de 75 mil pessoas e matou cerca de 2.100.

A vasta maioria das infecções e das mortes aconteceram na China e, mais especificamente, na província de Hubei, cuja capital é Wuhan, mas a disseminação global parece inevitável.

A Coreia do Sul registrou a primeira morte por causa do vírus no país, depois de o prefeito da quarta maior cidade sul-coreana fazer um apelo para que os moradores permaneçam em locais fechados depois de um salto de 53 novas infecções, a maioria rastreada para uma igreja a qual comparecia uma mulher de 61 anos, conhecida como "Paciente 31", que testou positivo para o vírus.

Shoppings e cinemas de Daegu, uma cidade de 2,5 milhões de pessoas, estavam fechados e as ruas do centro, geralmente lotadas, eram um deserto.

"É como se alguém tivesse jogado uma bomba no meio da cidade. Parece um apocalipse zumbi", disse Kim Geun-woo, morador da cidade de 28 anos, à Reuters por telefone.

A Coreia do Sul tem agora 104 casos confirmados do vírus, semelhante ao da gripe.

A China pediu solidariedade em uma reunião especial no Laos para discutir a epidemia com os países do sudeste asiático, que receberam bilhões de dólares de investimentos chineses nos últimos anos.

"O medo é mais ameaçador do que o vírus e a confiança é mais preciosa que ouro", disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em entrevista coletiva após o encontro.

A província chinesa de Hubei registrou uma queda nas novas infecções depois que parou de diagnosticar as pessoas usando exames de Raio-X do peitoral e passou a contar somente aqueles que testaram positivo para traços genéticos do coronavírus.

A mudança de metodologia e nos números, a segunda feita pela China em pouco mais de uma semana, levantou dúvidas sobre em que extensão os dados oficiais refletem precisamente o estado do surto.

Hubei registrou 349 novos casos confirmados na quarta-feira, ante 1.693 um dia antes e o menor número desde 25 de janeiro. O número de mortos na província subiu em 108.

Excluindo Hubei, o número de novos casos confirmados na China continental caiu pelo 16º dia seguido, para 45.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário