BC tem resultado positivo de R$85,6 bi em 2019, R$42,6 bi vão para nova reserva própria

Publicado em 21/02/2020 08:58

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central registrou um resultado positivo de 64,53 bilhões de reais no segundo semestre de 2019, segundo balanço aprovado nesta quinta-feira pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o que levou o resultado anual da autarquia a um saldo positivo de 85,57 bilhões de reais.

A maior parte do lucro do BC no semestre veio de suas operações cambiais, que computam a valorização, em reais, das reservas internacionais e perdas e ganhos com derivativos cambiais. Entre julho e dezembro, o ganho nessa linha foi de 42,64 bilhões de reais.

Seguindo novas regras aprovadas pelo Congresso no ano passado, esse valor será direcionado à constituição de uma reserva que deverá ser usada pelo BC para cobrir eventuais prejuízos futuros com suas operações cambiais.

O restante do resultado do segundo semestre, no valor de 21,89 bilhões de reais, será transferido ao Tesouro Nacional até 5 de março, conforme também previsto em lei.

Até então, o BC era obrigado a repassar ao Tesouro a totalidade de seu lucro, em dinheiro, que deveria ser direcionado ao pagamento da dívida pública. Em caso de prejuízo, o resultado era coberto pelo Tesouro com a transferência de títulos públicos à carteira do BC. Com a nova legislação, essa lógica permanece válida apenas para os resultados do BC que não tenham relação com as operações cambiais.

No primeiro semestre, quando a lei ainda não estava em vigor, o BC registrou um resultado positivo de 21,04 bilhões de reais, valor que foi repassado integralmente ao Tesouro em 12 de setembro de 2019.

(Por Isabel Versiani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário