Puxado por soja, PIB agropecuário pode crescer entre 3,4% e 4,1%, diz Ipea

Publicado em 21/02/2020 14:46

LOGO estadao

O produto interno bruto (PIB) do setor agropecuário para 2020 teve previsão renovada pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A seção de Economia Agrícola da Carta de Conjuntura do Ipea estimou alta de 3,4%, considerando a previsão de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e elevação de 4,1%, pela estimativa de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A expectativa anterior era de crescimento de 3,2% e 3,7%, respectivamente.

A alta em ambos os cenários para a safra 2019/2020 representa forte aceleração da atividade do setor em relação ao período anterior, quando o crescimento foi de 0,7%, de acordo com a estimativa do instituto.

Por segmento, a previsão deste ano é de alta de 3,9% (cenário IBGE) ou de 5% (cenário Conab) no valor adicionado da lavoura, puxada pelo bom desempenho da soja (alta de 8,7% na produção, de acordo com o IBGE) e do café (13,1%).

Na pecuária, a projeção de crescimento é de 3,5% no valor adicionado. A produção de suínos tem destaque positivo com projeção de alta de 4,5% neste ano. Os pesquisadores do Ipea também utilizaram nas análises as previsões de volume de produção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para a pecuária.

O diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, diz em comunicado que "os efeitos econômicos do coronavírus podem representar um risco para as projeções do PIB agropecuário, uma vez que a demanda externa por carnes e, por consequência, a produção interna podem ser afetadas".

Ele não acredita, contudo, em um efeito negativo sobre a produção da carne suína para a exportação porque a China ainda sofre as consequências da peste suína africana e seus rebanhos permanecem reduzidos.

O instituto trabalha ainda com possível impacto nas exportações brasileiras em virtude do recente acordo entre Estados Unidos e China, que prevê crescimento de 192% das importações de soja americana para a China em 2020 e de 258% em 2021 (na comparação com 2019).

O Ipea ressalta que a meta, no entanto, é inalcançável por representar um volume maior do que toda a soja produzida nos Estados Unidos nos dias atuais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário