Macron diz a agricultores que irá brigar pela manutenção de subsídios na UE

Publicado em 22/02/2020 19:17

PARIS (Reuters) - O presidente francês Emmanuel Macron disse aos agricultores de seu país no sábado que a França continuará a se opor aos cortes nos subsídios agrícolas, um dia depois que as discussões sobre o orçamento da União Europeia terminaram em um impasse.

Macro ainda prometeu uma compensação aos produtores de vinho atingidos pelas tarifas dos EUA.

Os líderes da União Européia falharam na sexta-feira em acordar um orçamento para os próximos sete anos, pois o déficit de financiamento criado pela saída da Grã-Bretanha aumentou o debate sobre as prioridades de gastos.

Macron quer que a Europa mantenha um grande orçamento para sua Política Agrícola Comum (PAC), da qual a França é o principal beneficiário.

"Na PAC defendemos um orçamento ambicioso. A PAC não pode ser a variável de ajuste do Brexit. Precisamos apoiar nossos agricultores", disse Macron na feira agrícola de Paris. "Não cedemos a quem quisesse reduzir o orçamento (PAC)."

Na reunião de representantes da indústria do vinho, o presidente se comprometeu a obter uma compensação para as tarifas norte-americanas no lugar até a primavera, contou, Jerome Despey, um produtor de vinho e secretário-geral do principal sindicato agricultor da França, a FNSEA.

Macron já havia apoiado a redução tarifária para os produtores de vinho e disse que levantou a questão com a Comissão Europeia.

O setor teme que possa perder de 300 a 400 milhões de euros em vendas anuais em seu principal mercado de exportação se a tarifa de 25% imposta por Washington em outubro permanecer em vigor, disse Despey.

O vinho francês está entre os produtos da UE que estão sujeitos às tarifas dos EUA como parte de uma disputa de subsídios a aeronaves. Exportadores de vinho franceses estimam que os impostos levaram a uma queda de 40 milhões de euros nas vendas para os Estados Unidos no último trimestre.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Roberto de Menezes Londrina - PR

    Subsidiar a incompetência francesa e criminalizar a eficiência concorrente. Um direito do colonialismo francês. Mais uma barreira do ambientalismo europeu contra o Agro Brasil.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Os efeitos colaterais inerentes a' reduzida escala de produçao nao e' incompetencia

      0