Itália relata caso de coronavírus na Sicília, primeiro ao sul de Roma

Publicado em 25/02/2020 10:42

LOGO REUTERS

Por Wladimiro Pantaleone e Francesca Piscioneri

PALERMO/ROMA (Reuters) - As autoridades italianas informaram nesta terça-feira que uma mulher havia testado positivo para coronavírus na Sicília, o primeiro caso ao sul de Roma, enquanto o país luta para impedir que o surto se espalhe desde sua origem nas regiões de Lombardia e Vêneto, ao norte da capital.

O governador regional da Sicília, Nello Musumeci, disse que um turista de Bergamo, na Lombardia, foi hospitalizado na capital da ilha, Palermo, depois de ser diagnosticado com a doença e todos os que estavam viajando com ela foram colocados em quarentena.

O número de casos na Itália, o país na Europa mais afetado, subiu para mais de 280 dos 229 na segunda-feira, com 40 novos casos relatados na Lombardia e nove novos no Vêneto. O número de mortes permaneceu inalterado em sete.

A emergência de saúde gerou uma trégua política frágil entre os partidos em guerra da Itália, que entrou em colapso na segunda-feira depois que o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, sugeriu que a negligência em um hospital na Lombardia possa ter alimentado o surto.

Conte disse que o hospital, que ele não citou, não seguiu o protocolo correto "e isso contribuiu para a disseminação", acrescentando que ele pode considerar retirar alguns dos poderes que as regiões tinham sobre a política de saúde.

O partido da direita da Liga da oposição, que administra a Lombardia e o Vêneto, reagiu furiosamente.

O líder da Câmara, Riccardo Molinari, disse que as palavras de Conte eram "quase fascistas", enquanto o porta-voz da Liga, Claudio Borghi, considerou o primeiro-ministro "uma desgraça para o país".

O governador da Lombardia, Attilio Fontana, acusou Conte de uma "estratégia de desespero ... provavelmente tentando atacar os outros para distrair a atenção (de si mesmo)".

Autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Europeia devem se reunir em Roma nesta terça-feira para discutir a crise, que começou na China e agora se espalhou para quase 30 outros países e territórios.

(Reportagem adicional de Elvira Pollina em Milão)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário