Itália relata caso de coronavírus na Sicília, primeiro ao sul de Roma

Por Wladimiro Pantaleone e Francesca Piscioneri
PALERMO/ROMA (Reuters) - As autoridades italianas informaram nesta terça-feira que uma mulher havia testado positivo para coronavírus na Sicília, o primeiro caso ao sul de Roma, enquanto o país luta para impedir que o surto se espalhe desde sua origem nas regiões de Lombardia e Vêneto, ao norte da capital.
O governador regional da Sicília, Nello Musumeci, disse que um turista de Bergamo, na Lombardia, foi hospitalizado na capital da ilha, Palermo, depois de ser diagnosticado com a doença e todos os que estavam viajando com ela foram colocados em quarentena.
O número de casos na Itália, o país na Europa mais afetado, subiu para mais de 280 dos 229 na segunda-feira, com 40 novos casos relatados na Lombardia e nove novos no Vêneto. O número de mortes permaneceu inalterado em sete.
A emergência de saúde gerou uma trégua política frágil entre os partidos em guerra da Itália, que entrou em colapso na segunda-feira depois que o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, sugeriu que a negligência em um hospital na Lombardia possa ter alimentado o surto.
Conte disse que o hospital, que ele não citou, não seguiu o protocolo correto "e isso contribuiu para a disseminação", acrescentando que ele pode considerar retirar alguns dos poderes que as regiões tinham sobre a política de saúde.
O partido da direita da Liga da oposição, que administra a Lombardia e o Vêneto, reagiu furiosamente.
O líder da Câmara, Riccardo Molinari, disse que as palavras de Conte eram "quase fascistas", enquanto o porta-voz da Liga, Claudio Borghi, considerou o primeiro-ministro "uma desgraça para o país".
O governador da Lombardia, Attilio Fontana, acusou Conte de uma "estratégia de desespero ... provavelmente tentando atacar os outros para distrair a atenção (de si mesmo)".
Autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Europeia devem se reunir em Roma nesta terça-feira para discutir a crise, que começou na China e agora se espalhou para quase 30 outros países e territórios.
(Reportagem adicional de Elvira Pollina em Milão)
0 comentário
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX
Reunião do Copom de janeiro deve ter duas das nove diretorias vagas, dizem fontes
Vice-primeiro-ministro da China faz videochamada com secretário do Tesouro e representante comercial dos EUA
Gastos dos consumidores dos EUA desaceleram em setembro
Wall Street avança com dados de inflação aumentando apostas em corte de juros pelo Fed
Argentina busca retorno ao mercado global e anuncia leilão de título em dólares