UE prevê negociações difíceis com Reino Unido sobre futuros laços

Publicado em 25/02/2020 15:59

LOGO REUTERS

Por Gabriela Baczynska e Marine Strauss

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia disse nesta terça-feira que as negociações sobre os laços pós-Brexit com o Reino Unido começarão na próxima segunda-feira, mas alertou que o processo seria "muito difícil" e poderá fracassar se Londres não garantir a fronteira irlandesa conforme acordado anteriormente.

    O Reino Unido deixou a UE em 31 de janeiro, após mais de três anos de tortuosas conversas sobre divórcio, muito complicadas pelas sensibilidades ao redor da fronteira irlandesa, a única fronteira terrestre entre o bloco e o Reino Unido agora e com um passado de violência.

Com os dois lados conversando duramente antes das negociações, a Irlanda alertou que mesmo um acordo comercial básico seria impossível até o final deste ano se Londres não honrar os compromissos relacionados à fronteira no seu acordo de saída do bloco europeu.

    "Se não houver progresso na infraestrutura necessária ... nos próximos meses, esse será um sinal muito preocupante para a possibilidade de concluir ou não algo sensato antes do final do ano ", disse o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, a repórteres em Bruxelas na terça-feira.

    "Se isso não acontecer, prejudicará significativamente as perspectivas de conseguir um acordo de comércio básico... até o final do ano."

    Essa mensagem foi reforçada pelo negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, que também disse que a primeira rodada de negociações acontecerá em Bruxelas da próxima segunda a quinta-feira, seguida por uma segunda rodada em Londres no final de março.

    O governo britânico disse que irá publicar suas próprias linhas de negociação para as negociações da UE na quinta-feira.

    "O principal objetivo do Reino Unido nas negociações é garantir que restauremos nossa independência econômica e política em 1º de janeiro de 2021", disse o porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson em um comunicado, referindo-se ao período de transição.

O ministro das Relações Exteriores holandês, Stef Blok, disse: "A pressão do tempo é imensa, os interesses são enormes, é um tratado muito complicado, portanto será um trabalho muito duro".

(Com reportagem adicional de Jan Strupczewski, Elizabeth Piper e William James)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário