Ações e petróleo recuam com medo sobre coronavírus dominando mercados globais

Publicado em 26/02/2020 16:50
Ações e petróleo recuam com medo sobre coronavírus dominando mercados globais

Ações e petróleo recuam com medo sobre coronavírus dominando mercados globais

LOGO REUTERS

Por Rodrigo Campos

NOVA YORK (Reuters) - As cotações das ações e do petróleo retomaram seu forte declínio nesta quarta-feira, depois de um relatório informar que mais de 80 pessoas estavam sendo monitoradas em razão do novo coronavírus em Long Island, no estado de Nova York.

Os mercados financeiros estão reagindo às notícias da disseminação do vírus por causa do impacto potencial do surto da doença na economia global.

Os rendimentos dos Treasuries, títulos do Tesouro dos Estados Unidos, e dos títulos da Alemanha retomaram suas quedas, enquanto os preços do ouro subiam.

Autoridades de saúde do condado de Nassau, no estado de Nova York, disseram nesta quarta-feira que estavam monitorando 83 pessoas que visitaram a China e podem ter entrado em contato com o coronavírus, mas o governador Andrew Cuomo disse que não há casos confirmados até agora.

Em Wall Street, o índice Dow Jones caía 0,28%, para 27.005,92 pontos, o S&P 500 recuava 0,15%, a 3.123,46 pontos e o ​​Nasdaq Composite avançava 0,19% , a 8.982,93 pontos.

As ações dos mercados emergentes desvalorizavam-se 1,3%. O índice mais amplo MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão encerrou em queda de 1,29%, enquanto o Nikkei, do Japão, recuou 0,79%.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 e 30 anos caíam para perto de mínimas recordes.

O petróleo bruto dos EUA recuou 2,57%, a 48,62 dólares por barril, e o brent ficou em 53,59 dólares, queda de 2,84% no dia.

O índice do dólar subia 0,11%, enquanto o euro tinha alta de 0,04%, a 1,0883 dólar.

O iene japonês enfraquecia 0,10% em relação ao dólar norte-americano, a 110,34 por dólar, enquanto a libra esterlina era negociada, pela última vez, a 1,2901 dólar, em queda de 0,79% no dia.

Preços do petróleo caem ao menor nível em mais de 1 ano diante de avanço do coronavírus

LOGO REUTERS

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo recuaram para mínimas de mais de um ano nesta quarta-feira, após centenas de casos do novo coronavírus reportados na Europa e no Oriente Médio gerarem temores de que a demanda por energia diminua, enquanto preocupações de que o vírus se torne uma pandemia nos Estados Unidos também pressionaram as cotações.

O petróleo Brent fechou em queda de 1,52 dólar, ou 2,77%, a 53,43 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA recuou 1,17 dólar, ou 2,34%, para 48,73 dólares o barril.

Mais cedo na sessão, ambos os valores de referência atingiram os menores níveis desde janeiro de 2019, com o Brent recuando até 53,03 dólares e o WTI cedendo para 48,30 dólares.

O petróleo acompanhou a queda acentuada dos mercados acionários no dia, após notícias indicarem que 83 pessoas estão sendo monitoradas em Nova York por possível exposição ao coronavírus.

"Toda vez que surge uma manchete, especialmente as relacionadas a novos casos nos EUA, como em Nova York, isso força vendas adicionais e faz com que a contribuição dos fundamentos normais seja colocada de lado", disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates.

Os primeiros casos do vírus foram confirmados em países como Grécia, Geórgia e Brasil, enquanto autoridades impuseram novas restrições a viagens e determinações de quarentenas em diversos continentes.

Ainda assim, os preços chegaram a operar brevemente em território positivo, após o governo dos EUA reportar um recuo nos estoques de gasolina do país na semana passada. As reservas de petróleo, por sua vez, tiveram aumento de 452 mil barris, inferior ao previsto por analistas.

(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin em Londres, Yuka Obayashi em Tóquio e Laura Sanicola em Nova York)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário