Polícia da China lida com 22 mil casos criminosos relacionados com a epidemia, diz Xinhua

Publicado em 26/02/2020 22:04

Beijing, 26 fev (Xinhua) -- As autoridades de segurança pública na China lidaram com cerca de 22 mil casos criminosos relacionados com a epidemia pela doença do novo coronavírus (COVID-19) até a segunda-feira, de acordo com o Ministério da Segurança Pública (MSP).

Ao todo, 4.260 suspeitos implicados nos casos foram detidos, informou Du Hangwei, vice-ministro do MSP, em uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira em Beijing.

Até agora, a polícia combateu 688 casos envolvendo a produção e a venda de materiais protetores falsificados e de má qualidade, com mais de 1.560 suspeitos presos e mais de 31 milhões máscaras falsas ou de má qualidade confiscadas, disse Du.

Um total de 49 oficiais da polícia e oficiais auxiliares do país sacrificaram suas vidas em serviço durante o surto da epidemia, segundo Du.

Ele acrescentou que as agências de segurança pública continuarão combatendo os crimes, incluindo a interferência no transporte e logística, manipulação de preços e perturbação da produção.

Tribunais chineses combinarão punição e indulgência para garantir retomada da produção

Beijing, 26 fev (Xinhua) -- Os tribunais chineses combinarão punição e indulgência ao lidar com casos para oferecer garantia judicial às empresas na retomada da operação em meio à epidemia do novo coronavírus, disse um alto funcionário nesta quarta-feira.

"Os tribunais observarão precisamente os limites das leis e políticas ao punir severamente os crimes que impeçam a prevenção e controle da epidemia e a retomada do trabalho e produção", disse Zhang Shuyuan, vice-presidente do Supremo Tribunal Popular em uma coletiva de imprensa.

Penalidades severas serão dadas para os envolvidos em crimes relacionados com a epidemia, incluindo atos cometidos por organizações criminosas semelhantes a máfia que interrompam a ordem normal do tráfego, assim como os relacionados à sabotagem das instalações de transporte, estoque ilegal de equipamentos de proteção, aumento de preços, e produção e venda de produtos falsificados, medicamentos falsos e outros equipamentos médicos abaixo do padrão, observou Zhang.

"Não devemos apenas deter efetivamente os criminosos para garantir a prevenção e controle da epidemia e o bom funcionamento da retomada do trabalho e da produção, mas também proteger os direitos e interesses de empresas e garantir suas operações normais", disse Zhang aos jornalistas.

Para os casos onde é possível adotar penas mais brandas de acordo com a lei, medidas obrigatórias como restrição dos direitos pessoais e de propriedade serão evitadas tanto quanto possível, ele observou.

A liquidez necessária e as contas de correntes devem ser reservadas para empresas se for necessário para selar ou congelar seus ativos, enquanto os equipamentos, fundos e dados técnicos utilizados pelas empresas envolvidas para a produção ou inovação científica e tecnológica não serão selados ou congelados, segundo Zhang.

Para os operadores empresariais que aguardam julgamento, os tribunais serão prudentes em adotar medidas coercitivas relacionadas à detenção, acrescentou.

China informa 406 novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 52 novas mortes

Beijing, 26 fev (Xinhua) -- A Comissão Nacional de Saúde disse na quarta-feira que foram confirmados 406 novos casos de infecção pelo novo coronavírus e 52 mortes na terça-feira em 31 regiões de nível provincial na parte continental da China.

Todos os novos óbitos ocorreram na Província de Hubei, segundo a comissão.

Outros 439 novos casos suspeitos foram reportados na terça-feira, informou.

No mesmo dia, 2.422 pessoas receberam alta dos hospitais após recuperação, enquanto o número de casos graves diminuiu em 374 para 8.752.

O total de casos confirmados no continente chinês chegou a 78.064 no final de terça-feira e 2.715 pessoas morreram da doença.

A comissão acrescentou que 2.491 pessoas ainda são suspeitas de estarem infectadas com o vírus.

Ao todo, 29.745 pessoas receberam alta hospitalar após se recuperarem da COVID-19.

A comissão disse que 647.406 contatos próximos foram rastreados, acrescentando que, entre eles, 14.573 foram liberados da observação médica na terça-feira, com outros 79.108 ainda em observação médica.

Até o final de terça-feira, 85 casos confirmados, incluindo duas mortes, foram relatados na Região Administrativa Especial de Hong Kong, 10 na Região Administrativa Especial de Macau e 31 em Taiwan, incluindo uma morte.

Dezoito pacientes em Hong Kong, sete em Macau e cinco em Taiwan receberam alta após a recuperação.

138820172_15826953078101n.jpg

Um paciente recuperado da COVID-19 "abraça" a equipe médica sem contato corporal antes de deixar o Hospital Leishenshan em Wuhan, capital da Província de Hubei, no centro da China, em 18 de fevereiro de 2020. (Xinhua/Gao Xiang)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Xinhua (estatal chinesa)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário