Indicador de Incerteza sobe 2,2 pontos em fevereiro ante janeiro, diz FGV

Publicado em 28/02/2020 11:35

LOGO estadao

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 2,2 pontos na passagem de janeiro para fevereiro, alcançando 115,1 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador persiste na região de incerteza elevada (acima de 110 pontos).

"Desde julho de 2015 que o Indicador de Incerteza da FGV vem se mantendo acima do elevado patamar de 110 pontos, com uma média de 115 pontos", diz a nota divulgada nesta sexta-feira, 28, pela FGV.

Nos últimos anos, "fatores relacionados ao ambiente interno sustentaram os níveis elevados de incerteza", afirmam os pesquisadores da FGV. Nos últimos três meses, porém, a incerteza tem se mantido elevada por conta de fatores externos.

"Primeiro, a guerra comercial EUA-China, depois o conflito EUA x Irã e, em fevereiro, a epidemia de coronavírus, com seus possíveis impactos sobre o desempenho da economia mundial em 2020", diz a nota.

O IIE-Br contém dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

Em fevereiro, os dois componentes caminharam no mesmo sentido. O componente de Mídia subiu 1,4 ponto, para 113,0 pontos, contribuindo em 1,2 ponto para o comportamento do índice geral no mês. Já o componente de Expectativa subiu 4,8 pontos, para 117,3 pontos, contribuindo em 1,0 ponto para a alta da incerteza.

A coleta do Indicador de IIE-Br é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 24 do mês de referência.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário