Aversão a risco continua no Ibovespa, que abandona os 102 mil pontos

Publicado em 28/02/2020 13:46

LOGO estadao

Renovados temores relacionados aos impactos econômico da rápida disseminação do coronavírus fora da China dão o tom aos negócios no exterior e na B3 não deve ser diferente nesta sexta-feira, 28. O principal índice à vista não só deve registrar perdas no início dos negócios, como também fechará o mês com declínio forte. Até o momento, acumula queda perto de 9,50% em fevereiro.

Se a expectativa de queda mensal for confirmada, será o segundo mês de fevereiro consecutivo que ficou no negativo. Em fevereiro de 2019, a variação negativa foi de 1,86%. Além disso, pode ser o pior mês desde maio de 2018 (-10,87%), quando ocorrera a greve dos caminhoneiros.

As bolsas europeias cedem na faixa de 3,00%, enquanto os índices futuros de Nova York têm declínio superior a 1,00%, embora haja expectativa de declínio no juro norte-americano. Já o Ibovespa perdeu há pouco os 102 mil pontos (101.809,62 pontos), com queda de 1,14%, às 10h54.

O espalhamento do vírus por países da Europa, Ásia, África e Brasil reacende preocupações quanto a seus efeitos, elevando a possibilidade de medidas de estímulos pelos bancos centrais. Além disso, incertezas em relação às estatísticas sobre o vírus no planeta elevam a insegurança nos mercados.

"Há fortes dúvidas quanto aos números divulgados, e não somente na China, mas inclusive aqui no Brasil fala-se que agora em 300 suspeitos. Fora que a agenda de indicadores está carregada. Então, o investidor vai buscar ativos mais líquidos e com boa geração de caixa", afirma Sandra Peres, analista da Terra Investimentos.

Assim como na véspera, a maioria das ações do setor financeiro sobe, ajudando a limitar a queda na B3. "É um setor que não é afetado diretamente pelo coronavírus, paga bons dividendos", diz.

Na quinta, o Ibovespa fechou com queda de 2,59%, aos 102.983,54 pontos, na mínima do dia. A tendência, afirma, é que tão logo ronde os 100 mil pontos, podendo até romper esta marca.

A queda em torno de 2% no fechamento do mercado chinês hoje e o recuo em torno de 3,00% do petróleo esta manhã devem ser bons condutores das ações ligadas a commodities na B3, que tem peso considerável. As aéreas voltam a ser penalizadas, com recuo de quase 3% nos papéis da Gol e da Azul. As blue chips Petrobras e Vale cedem perto de 1,00%.

Além de dados de atividade que sairão nos Estados Unidos pela manhã, a analista cita ainda o Índice de Gerentes de Compras (PMI) Industrial de Serviços de fevereiro, que será informado apenas às 22 horas. Isso porque o indicador já deve captar os impactos do coronavírus sobre o país asiático.

"Deve ser um bom dado para o mês que vem e um indicativo do que pode ser a Super Quarta-Feira 18 de março, não somente em relação à decisão de política monetária do Fed EUA, bem como do Copom Brasil, explica, que, por ora, acredita que há mais possibilidade de corte do juro norte-americano do que da Selic, que está em 4,25%.

A despeito eventualmente de uma redução no juro básico ocorrer num momento em que há fortes temores com o desaquecimento mundial, Sandra avalia que a medida, se concretizada, ainda será benéfica para a Bolsa brasileira. Porém, cita que a continuidade da agenda de reformas precisa avançar de fato, já que havia a expectativa disso no início do ano, mas até agora nada ocorrera. Conforme ela, "sem dúvida", a crise política entre o Palácio do Planalto e o Congresso só desfavorece esse andamento.

"A Bolsa só andou por conta do investidor interno, enquanto o externo não quer pagar pra ver, quer ver concretude, só vai voltar se houver reformas", diz Sandra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário