Novo choque de preços no mundo; petróleo chega a cair 30% e arrasta as commodities

Publicado em 09/03/2020 02:17 e atualizado em 09/03/2020 02:57

LOGO nalogo

A Arábia Saudita decidiu reduzir em 10% seus preços de exportação de petróleo, no que pode ser o começo de uma guerra de preços contra a Rússia, mas com repercussões também na Venezuela, no Irã e até em empresas americanas do setor. Com a decisão, os preços de negociação internacional despencavam neste domingo, 8, com o barril do petróleo tipo Brent recuando 31,03%, a US$ 28,47, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres. É a maior queda desde 1991, ano da Guerra do Golfo. Já na manhã desta segunda-feira (9), as perdas em Nova York e Londres eram de pouco mais de 20%. 

Por volta de 7h40 (horário de Brasília), os futuros dos grãos recuavam de forma expressiva, liderados pela soja, que cedia mais de 15 pontos entre os principais contratos. Em Nova York, as baixas eram intensas também entre as softcommodities, com o açúcar recuando mais de 4%. Café, algodão e suco de laranja também operavam com perdas intensas.  

A decisão saudita de cortar os preços foi uma retaliação à Rússia, que se recusou a participar de um movimento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para reduzir a produção de petróleo e segurar os preços do produto, que estão em queda por causa da desaceleração econômica decorrente da epidemia do coronavírus.

O entrave poderia beneficiar o consumidor, mas um colapso prolongado dos preços aumentaria a pressão sobre as empresas petroleiras. Países em desenvolvimento que dependem de petróleo, como Nigéria, Angola e Brasil, também podem sofrer desacelerações econômicas significativas.

O primeiro grande impacto foi sentido pela própria Arábia Saudita. As ações da Saudi Aramco, empresa nacional de petróleo, caíram mais de 9% ontem. A Bolsa de Riad recuou mais de 8%. 

Enquanto cortam os preços, as autoridades sauditas se preparam para aumentar a produção de petróleo para compensar a perda de receita. A China, maior importadora de petróleo, comprou o produto a preços baixos para estocá-lo.

A Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo e produz cerca de 9,7 milhões de barris por dia, abaixo da sua capacidade de aproximadamente 12 milhões de barris. Se produzir mais petróleo a ajudará é outra questão.

Não há solução fácil para a situação que a Arábia Saudita e o resto da indústria do petróleo enfrentam. O mundo está inundado de petróleo, dizem os analistas, e a demanda provavelmente continuará em queda.

Ações da Aramco têm valor abaixo do IPO pela 1ª vez com fracasso de acordo na Opep

LOGO REUTERS

DUBAI (Reuters) - As ações da petrolífera estatal saudita Aramco caíram neste domingo abaixo do preço de oferta pública inicial (IPO) pela primeira vez desde que começaram a ser negociadas em dezembro, depois que o pacto da Opep com a Rússia para restringir o fornecimento de petróleo desmoronou na sexta-feira.

As ações da Aramco fecharam em queda de 9,1%, a 30 riyals (8 dólares), a queda percentual mais acentuada em um dia e abaixo do preço do IPO de 32 riyals. O mercado saudita fechou em queda de 8,3%.

A lua de mel entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados como a Rússia (Opep+), que já durava três anos, entrou em colapso na sexta-feira, depois de Moscou se recusar a apoiar cortes mais profundos na produção de petróleo, que visavam lidar com a epidemia de coronavírus, e a Opep responder à ação removendo todos os seus próprios limites de bombeamento.

Bolsonaro volta a reclamar dos governadores que impedem a redução de ICMS dos combustíveis

LOGO REUTERS

MIAMI (Reuters) - Em seu primeiro dia efetivo em Miami, o presidente Jair Bolsonaro usou o tempo livre para ir a um shopping e almoçar em uma churrascaria brasileira, onde encontrou convidados como o ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, com quem aproveitou para criticar os aumentos nos combustíveis e a reação dos governadores a sua proposta de zerar o ICMS do produto.

Ao terminar o almoço, parou para gravar um vídeo ao lado de Fittipaldi e aproveitou para criticar mais uma vez o grupo de governadores que se opõe a sua ideia de mudar a cobrança do ICMS do setor.

"Pela 5a vez nós baixamos o preço do combustível. A última vez foi 5% na refinaria. Sabe quanto baixou na bomba? Zero. Isso é o Brasil. E quando eu falo de quem é a responsabilidade, 20 personalidades fazem listinha para dar pancada em mim, que eu estou atingindo os governadores. Não estou, estou mostrando a realidade". disse.

Bolsonaro responsabiliza os governadores e a cobrança do ICMS pelo fato dos combustíveis não baixarem de preço ao consumidor final e chegou a desafiá-los a zerar o ICMS que, em troca, zeraria os impostos federais. A proposta foi descartada pela equipe econômica.

Ao sair do restaurante, abordado por jornalistas para falar sobre o jantar com o presidente norte-americano Donald Trump, apenas disse que "continuam as tratativas", que tudo está indo bem e o relacionamento com Trump está "cada vez melhor."

Bolsonaro fez questão de testar sua popularidade em meio à comunidade brasileira e latina de Miami, com quem tem encontro oficial na tarde de segunda-feira. Ao sair do restaurante, um grupo o esperava e o presidente tirou fotos e distribuiu abraços.

À tarde, Bolsonaro foi a um outlet, um shopping de descontos a pouco mais de 20 quilômetros do hotel em que está hospedado, Acompanhado de poucos seguranças, tomou um milk shake e tirou fotos com curiosos.

"São jovens basicamente da América do Sul que vieram falar comigo. Sabemos da nossa responsabilidade e torcemos para que o Brasil melhore", disse em uma live transmitidas nas suas redes sociais.

AGENDA LIVRE

Bolsonaro chegou no início da tarde de sábado à Flórida, na sua quarta viagem aos Estados Unidos em menos de 15 meses, mas foi direto à Palm Beach, onde à noite jantou com Donald Trump.

Neste domingo, começou o dia com uma visita ao Comando Militar norte-americano do Sul, onde foi assinado um acordo de desenvolvimento de tecnologia com o governo dos EUA . Depois disso, apesar do almoço ter sido organizado e pago pelo Consulado brasileiro em Miami, a Presidência o considerou uma agenda privada, e nada foi informado do que faria o presidente tarde e à noite.

Nesta segunda-feira, Bolsonaro abre um seminário empresarial pela manhã e, à tarde, terá um encontro com a comunidade brasileira, cerca de 300 pessoas, organizada pela Associação de Pastores do Sul da Flórida, ligados a igrejas evangélicas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário