BC anuncia aumento da oferta em leilão de dólar à vista para até US$3 bi

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira leilão de venda à vista de até 3 bilhões de dólares, cancelando o anúncio de venda de até 1 bilhão feito na sexta-feira.
A decisão pelo aumento do volume leiloado se deu por "condições do mercado", de acordo com a assessoria de imprensa do BC.
Os mercados internacionais derretem nesta segunda-feira com os preços do petróleo despencando até 30% após a Arábia Saudita ter sinalizado que elevará a produção para ganhar participação no mercado, que já está com sobreoferta devido aos efeitos do coronavírus sobre a demanda.
O leilão será realizado nesta segunda-feira, entre 9h10 e 9h15, mesmo horário que havia sido anunciado anteriormente.
O BC decidiu ampliar o uso das ferramentas de intervenção no mercado de câmbio, após a venda de 5 bilhões de dólares em swaps cambiais não ter impedido o dólar de bater recordes seguidos em meio à crescente desconfiança do mercado com a postura da autoridade monetária diante da pressão cambial.
Desde 20 de dezembro do ano passado o BC não realizava esse tipo de operação --retomada em agosto de 2019 e que há uma década não era utilizada.
No fim da sexta-feira, o dólar à vista caiu 0,36%, a 4,6344 reais na venda, pondo fim a uma série de 12 altas consecutivas. Ainda assim, a cotação fechou a semana com ganho de 3,42%, o mais forte desde novembro de 2019.
0 comentário
Vieira diz que declarações de Rubio são "inaceitáveis" e "ofensivas" e que EUA exigiram "capitulação" em negociações sobre tarifas
Truth Social venderá aos bancos acesso "mais rápido" às publicações de Trump
Ações europeias avançam após guerra no Oriente Médio amenizar otimismo com balanços
Calor e seca causam escassez de água na Holanda, diz governo
Lula e Flávio trocam acusações em acirramento da disputa eleitoral por tarifas dos EUA
Ibovespa recua com Vale entre pressões e tarifas no radar