Trump declara emergência nacional e libera US$ 50 bi para enfrentar coronavírus

Publicado em 13/03/2020 18:00 e atualizado em 14/03/2020 06:17

LOGO estadao

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou nesta sexta-feira, 13, emergência nacional contra o coronavírus, o que segundo ele permitirá a liberação de US$ 50 bilhões em orçamento federal para lidar com o problema. Em declarações na Casa Branca, Trump disse que o país está em uma "fase diferente" do combate à doença e celebrou o fato de já ter nesta semana decidido interromper os voos entre os EUA e a Europa para conter a disseminação da doença, ao lembrar que o continente foi apontado como o novo epicentro do vírus mais cedo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Trump disse que os EUA "estão no começo" das medidas para lidar com a doença e pediu que os hospitais acionem planos de emergência, recomendando também que os governos estaduais atuem no mesmo sentido.

Ele anunciou uma parceria com o setor privado para acelerar os testes de coronavírus. Segundo Trump, estarão disponíveis na próxima semana no país 500 mil novos testes e, ao longo do próximo mês, 5 milhões deles.

Trump e sua equipe informaram ainda que o Google tem ajudado no desenvolvimento de um site para testes. Na página, os americanos poderão responder a questões e, se forem considerados casos que devem fazer o exame, orientados sobre onde podem ir para isso. O presidente disse que a nova abordagem com relação aos testes deve ajudar no combate ao problema. "O coronavírus vai passar e emergiremos ainda mais fortes", afirmou Trump.

 

General Heleno, Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro testam negativo para coronavírus

LOGO estadao

Os exames feitos pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, deram negativo para coronavírus. O ministro fazia parte da comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. Após a viagem, o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, foi diagnosticado com a doença. Heleno não participou na manhã desta sexta-feira, 13, da reunião no Palácio do Planalto que discute ações diante do avanço do coronavírus no País. Além dele, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também teve diagnóstico negativo para o vírus.

Michelle Bolsonaro testa negativo para coronavírus

A primeira-dama Michelle Bolsonaro também foi submetida a testes para o coronavírus. O resultado do exame foi negativo.

Bolsonaro anuncia resultado negativo em teste para coronavírus

LOGO REUTERS

Por Pedro Fonseca e Debora Moreira

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro teve resultado negativo para o exame de coronavírus a que foi submetido depois de um membro de sua comitiva que viajou aos Estados Unidos ter confirmada infecção pelo Covid-19, informou o presidente nas redes sociais nesta sexta-feira.

"HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro", disse Bolsonaro na publicação, acompanhada de uma foto dele fazendo gesto de "banana" com os braços diante de microfones da imprensa.

Jair Bolsonaro banana

"Parem de acreditar na mídia fake news! Eles que precisam de vocês!", acrescentou o presidente em outra mensagem.

As siglas citadas pelo presidente na publicação referem-se ao Hospital das Forças Armadas e ao laboratório Sabin.

Bolsonaro foi testado para coronavírus na quinta-feira, depois que o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, que o acompanhou na viagem oficial aos EUA, teve confirmada infecção pela doença.

Antes da divulgação do resultado do exame, o médico Leandro Echenique disse à Reuters que o presidente estava sem qualquer sintoma.

"Ele está sem febre, sem tosse e está bem", disse Echenique, que faz parte da equipe que acompanha o estado de saúde de Bolsonaro desde que o presidente sofreu um ataque à faca em 2018.

Toda a comitiva presidencial que viajou com Bolsonaro também está sendo monitorada, o que inclui a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ministros e parlamentares, entre eles o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que é filho do presidente.

Durante a viagem aos EUA, Bolsonaro chegou a dizer que o surto de coronavírus "não é isso tudo que a grande mídia propaga" e afirmou que havia uma "fantasia" por trás da crise global provocada pela disseminação da doença.

Integrante da comitiva, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno, disse nas redes sociais que seu teste para Covid-19 também deu resultado negativo.

(Com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro)

Casa Branca convoca reunião após teste positivo de Bolsonaro para coronavírus, diz Fox

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca está convocando nesta sexta-feira uma reunião de emergência depois que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que se reuniu com o presidente norte-americano Donald Trump, testou positivo para o coronavírus, informou a Fox Business Network.

A Fox News informou ainda que o teste de Bolsonaro para a Covid-19 deu positivo, mas sem mencionar a fonte da informação.

Representantes da Casa Branca não responderam imediatamente a pedidos de comentários sobre a notícia.

(Reportagem de Tim Ahmann e Alexandra Alper)

Teste de coronavírus feito em equipe que foi com Bolsonaro aos EUA ainda não está concluído

LOGO REUTERS

(Reuters) - O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse nesta sexta-feira que os testes para coronavírus realizados na comitiva que foi com o presidente Jair Bolsonaro para os Estados Unidos ainda não foram concluídos.

"Sempre há aqueles que soltam mentiras na mídia e caso a história se confirme eles dizem 'eu falei', caso contrário será só mais uma fake news para conta", acrescentou o parlamentar em publicação no Twitter.

O presidente Bolsonaro foi testado para coronavírus na quinta-feira, depois que o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, que o acompanhou na viagem oficial aos EUA, teve confirmada infecção pela doença.

Toda a comitiva presidencial que viajou com Bolsonaro também está sendo monitorada, o que inclui a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ministros e parlamentares, entre eles o próprio Eduardo.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Exame do presidente Bolsonaro dá positivo para coronavírus

O exame que atesta coronavírus do presidente Jair Bolsonaro teve resultado positivo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13), mas o presidente ainda aguarda a contraprova, que deve ser divulgada hoje para ter certeza da contaminação. A informação foi divulgada pelo jornal O Dia. 

Bolsonaro elogia manifestações de domingo, mas diz que devem ser repensadas por conta do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento de rádio e TV nesta quinta-feira (12) em que pediu que a população brasileira, diante da decretação da pandemia de coronavírus, repense a ida às manifestações previstas para o próximo domingo (15).

“Os movimentos espontâneos e legítimos, marcados para o dia 15 de março, atendem aos interesses da nação. Balizados pela lei e pela ordem, demonstram o amadurecimento da nossa democracia presidencialista e são expressões evidentes de nossa liberdade. Precisam, no entanto, diante dos fatos recentes, ser repensados. Nossa saúde e a de nossos familiares devem ser preservadas”.

Presidente @jairbolsonaro faz pronunciamento oficial sobre a declaração de #pandemia do #coronavírus pic.twitter.com/ZfE9nbS71Y

— TV BrasilGov (@tvbrasilgov) March 12, 2020

Segundo Bolsonaro, o sistema de saúde brasileiro tem um limite de pacientes que podem ser atendidos e o governo está “atento para manter a evolução do quadro sob controle”. Mesmo assim, o presidente ressaltou que a expectativa é de aumento no número de infectados no país nos próximos dias. De acordo com ele, no entanto, não há motivo para pânico.

“Há uma preocupação maior, por motivos óbvios, com os idosos. Há também, recomendação das autoridades sanitárias para que evitemos grandes concentrações populares. Queremos um povo atuante e zeloso com a coisa pública, mas jamais podemos colocar em risco a saúde da nossa gente.”

O presidente disse ainda que o momento é de “união, serenidade e bom senso” e que "o povo está atento e exige de nós respeito à Constituição e zelo pelo dinheiro público".

"É provável aumento de n.o de casos no Brasil, mas não há motivo para pânico"

Em pronunciamento em rede nacional, Bolsonaro disse que é provável um aumento do número de casos da doença no Brasil, mas não há motivo para pânico e que o governo está atento para manter a situação sob controle.

Diante das manifestações populares previstas para domingo --que têm entre seus motes protestos contra o Congresso e o Judiciário--, o presidente defendeu um "povo atuante e zeloso com a coisa pública", no que pode ser visto como um recado ao Congresso. Fez um alerta, no entanto, sobre grandes aglomerações no quadro atual.

"Queremos um povo atuante e zeloso com a coisa pública. Mas jamais podemos colocar em risco a saúde da nossa gente. Os movimentos espontâneos e legítimos marcados para o dia 15 de março atendem aos interesses da nação. Balizados pela lei e pela ordem, demonstram o amadurecimento da nossa democracia presidencialista", disse Bolsonaro no rápido pronunciamento.

"Precisam, no entanto, diante dos fatos recentes, ser repensados. Nossa saúde e de nossos familiares devem ser preservados", argumentou.

O presidente fez um apelo por "união, serenidade e bom senso" e falou que as "motivações da vontade popular continuam vivas e inabaladas".

"Não podemos esquecer no entanto que o Brasil mudou. O povo está atento e exige de nós respeito à Constituição e zelo pelo dinheiro público", disse.

Os últimos dias registraram forte tensão nas relações entre Bolsonaro e o Congresso, em meio à disputa sobre o controle de recursos do Orçamento Impositivo e acabaram levando à derrubada de um veto presidencial relacionado do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com grave impacto fiscal.

Governo antecipa pagamento do 13º para aposentados; Prova de vida também será suspensa

O Ministério da Economia anunciou nesta quinta-feira (12) a adoção de providências para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus para a população. 

Entre as medidas anunciadas, está a antecipação, para abril, do pagamento de R$ 23 bilhões referentes à parcela de 50% do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). A pasta também anunciou a suspensão, pelo período de 120 dias, da realização de prova de vida dos beneficiários do INSS.

Essas são as primeiras decisões tomadas pelo grupo de monitoramento dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19, que se reuniu ao longo do dia. O colegiado foi instituído pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, com o objetivo de acompanhar a conjuntura e propor medidas para mitigar os efeitos econômicos do avanço da infecção no país. 

O grupo é constituído por representantes de todas as secretarias especiais da pasta, sob a coordenação do secretário-executivo, Marcelo Guaranys. O colegiado monitora as áreas fiscal, orçamentária, crédito, gestão pública, questões tributárias, setor produtivo, relação federativa, trabalho e previdência. 

"A gente tem grandes preocupações com cadeias produtivas, verificar o que está sendo desabastecido, o que precisa de auxílio, por exemplo, com produtos hospitalares, se precisa de alguma facilidade para desembaraço aduaneiro, se precisa de alguma redução de tarifa de exportação, que medida precisa ser adotada a cada momento necessário. Estamos acompanhando, obviamente, os indicadores da economia e a necessidade de remanejamento de orçamento", afirmou Marcelo Guaranys, ao comentar sobre como o grupo deve atuar.   

Juros do consignado

O grupo de monitoramento também anunciou que vai propor ao Conselho Nacional da Previdência Social a redução do teto dos juros dos empréstimos consignado em favor dos beneficiários do INSS, bem como a ampliação do prazo máximo das operações.

"Também proporemos, ao Congresso Nacional, via medida legislativa, a ampliação da margem consignável. Existe a margem consignável que é aquela parcela que a pessoa pode comprometer do seu orçamento, do seu salário, do seu benefício [no pagamento do empréstimo]", explicou o secretário especial da Previdência e Trabalho, Bruno Bianco. Atualmente, essa margem está em 30%, mas o governo ainda não definiu qual aumento vai sugerir na proposta. 

O governo também estuda permitir novos saques imediatos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O saque imediato do FGTS foi iniciado em 2019 e vai até 31 de março deste ano. A medida permite o resgate de até R$ 998 por quem tem conta no fundo. "Com relação ao FGTS, é sim uma medida que estamos analisando, respeitando a sustentabilidade do fundo e o dinheiro dos cotistas. Todas as medidas, por isso mesmo digo monitoramento, elas serão tomadas quando necessárias", disse o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Junior.

Medicamentos

Outra proposta anunciada pelo grupo é a definição, em parceira com o Ministério da Saúde, da lista de produtos médicos e hospitalares importados que terão preferência tarifária para garantir o abastecimento das unidades de saúde do país. Também serão tomadas medidas para priorizar o desembaraço aduaneiro de produtos médicos-hospitalares.

No âmbito da gestão pública, o governo deve publicar uma Instrução Normativa com recomendações relacionadas ao funcionamento do serviço público federal durante esse período de avanço das infecções pelo novo coronavírus. 

"Outras medidas podem ser adotadas de acordo com o andamento dos trabalhos do grupo de monitoramento e orientações do Ministério da Saúde", informou o Ministério da Economia, em nota.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agencia Brasil/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • jakson scherer Unai - MG

    Que bom que deu negativo o exame do presidente..., e essa banana é pra toda a mídia que sempre quer alarmar a população..., onde já se viu propagar fake-news dessa maneira..., e o site fez uma matéria ontem a noite e colocou hoje na parte da manhã que o jornal O Dia garantia que Bolsonaro tinha um exame positivo..., é uma vergonha essa mídia propagar fake news..., a cada dia mais as mídias que não aguardam a verdade vão perdendo credibilidade ! O site Notícias Agricolas bem que poderia esperar mais um pouco e ter uma confirmação de uma fonte segura , mas não preferem divulgar notícias falsas né ! Que vergonha Notícias Agricolas ! Essa redação de vcs precisa se atentar mais, né... façam o favor de ter respeito com o leitor de vocês !

    8
    • jakson scherer Unai - MG

      A fonte foi, segundo o Notícias Agricolas, o jornal O dia ! Está na matéria retificada do Notícias Agricolas !

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O que dizer do capeta, que foi recebido pelo Papa e lhe transmitiu somente um resfriado comum...

      7
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Ari, você é comunista mesmo ... Torcendo para que o Presidente esteja com a doença. Você tem noção do que fala???. Se alguém torcer para que você contraia um câncer, você vai gostar ?... É um absurdo o que estes idiotas da esquerda estão desejando, não só para o nosso Presidente, mas estão torcendo para que esta doença acometa a todos -- para trazer problemas administrativos para o Bolsonaro.. Ari, seu idiota, você mora aonde?, você se alimenta do quê?, você por acaso vive em uma bolha aonde você estaria imune, seu idiota??? ... Me desculpa o meu vocabulário chulo, mas esta atitude da esquerda passa dos limites .... É preciso passar um arrastão com 500 discos de arrasto, assim removeremos todas as pragas deste campo ..... Se liga, mané!!!.

      9
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Que vocês da esquerdas , idiotas , estão alimentando nas redes sociais seus idiotas . Você deixou sim transparecer que estão torcendo por uma tragédia no Brasil e daí por a culpa no Presidente , e seus ministros por pedirem mais uma vez o apoio da População de bem , não a d vocês . Vocês querem que aconteça uma tragédia para desqualificar o Presidente Bolsonaro . Se liga Zé Mané. Vai dar sua opinião para seus colegas comunistas Esquerdopatas . Corja de insignificantes . Vocês perderam acabou não contam mais , estão mortos politicamente e moralmente .

      Você ainda tem o disparado de me desafiar e questionar . Tire um tempinho e acompanhe nas redes qual é o sentimento de seus colegas da esquerda Maldita.

      Brasil acima de tudo seu Zé Mané.

      5
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Pra vocês da esquerda Maldita tudo é culpa dos filhos . Até a mulher dele tentaram emplacar que ela estava traindo , vocês são incríveis para nossa sociedade ....

      Ari, tenho dois filhos que são meu maior patrimônio . Queria ter mais no nível dos filhos do Presidente .... São verdadeiros filhos com responsabilidade e já fazendo a sucessão familiar , com a mesma postura do Pai . Isso é ótimo .....

      Seu Zé Mané.

      7
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Desqualificado deve ser você e seus filhos .

      5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Durante 30 anos os "democraticos" governaram o pais e, ao fim, ainda estamos com 80% da população sem saneamento basico, 13 milhoes de desempregados, 60.000 homicidios/ano, uma divida impagavel... Todos os brasileiros normais ficaram desiludidos com toda essa canalhada de politicos... Por consequencia se apegaram a um fio de esperança que tenta recuperar um caminho decente para o pais... Nós todos, pessoas decentes, achamos somente um ASNO COMO O ARI COUTO pode continuar a prestigiar essa canalhadas de politicos antigos de quaisquer procedencia...

      3
  • Pablo Santa Cruz Goi?nia - GO

    O exame foi pro EUA. Fontes confiaveis que vcs usam, imagina na soja e no milho. Mais um veículo de irresponsáveis.

    1