Ministro da Saúde, Luiz Mandetta: "Até 2ª feira às 17h entrego 1º lote de doses de vacina para gripe"
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que até as 17h da segunda-feira, 16, fará a entrega do primeiro lote de vacinas para a campanha nacional para prevenção da gripe, que está marcada para começar na semana seguinte. "Com a entrega, todos podem começar a se organizar para começar a vacinar a partir do dia 23", afirmou. Neste primeiro grupo, serão entregues 10 milhões de doses.
Segundo informou Mandetta, em um primeiro momento será feita a imunização de idosos acamados. "Temos de cuidar bem dos idosos", afirmou.
O ministro também afirmou que, diferente de outros países, a contagem de novos casos será feita de acordo com as notificações clínicas, sendo, portanto, dispensável a realização de exames laboratoriais para a notificação de novos casos confirmados. "Podem criticar muita coisa, mas os números brasileiros são os mais fidedignos", disse.
O ministro da Saúde esteve reunido hoje em São Paulo com o governador do Estado, João Doria (PSDB), o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira.
Convocação
O ministro também fez um apelo a estudantes de medicina, de enfermagem e das áreas biológicas para que auxiliem no diagnóstico de novos casos. "Alunos de medicina, enfermagem e fisioterapia, vamos precisar muito de vocês", disse. "Faço um apelo para as faculdades privadas e públicas. Todo mundo enfrentar isso junto", afirmou o ministro. "Precisamos contar com todos mobilizados."
David Uip: Temos prova da transmissão comunitária entre paulistas que não viajaram
O coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus do Estado de São Paulo, David Uip, afirmou nesta sexta-feira, 13, que, horas antes, o governo estadual registrou o primeiro caso de transmissão comunitária do vírus entre paulistas que não viajaram e não tiveram contato com pessoas que tenham viajado.
Uip, que participou de coletiva de imprensa, também confirmou que o primeiro brasileiro diagnosticado com coronavírus foi curado, segundo informação que ele recebeu do Hospital Albert Einstein, onde o primeiro curado recebeu tratamento.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não respondeu se o governo do Estado vai rever o fechamento da Av. Paulista no próximo domingo, para quando está prevista uma manifestação a favor do governo Jair Bolsonaro, como uma medida de prevenção ao avanço do coronavírus. Doria se limitou a dizer que o governo recomenda cancelamento de eventos com mais de 500 pessoas.
Em relação aos eventos, o governador disse que todos os eventos organizados pelo poder público serão suspensos.
0 comentário
Estamos razoavelmente perto de acordo para acabar com guerra na Ucrânia, diz Trump
Dólar aprofunda queda sob influência do exterior e do fluxo para a bolsa
Trump se recusa a delinear possível acordo com Dinamarca sobre Groenlândia
Vendas pendentes de moradias nos EUA caem para nível mais baixo em cinco meses em dezembro
Wall Street sobe enquanto mercados digerem discurso de Trump em Davos
Parlamento Europeu suspende trabalhos sobre acordo comercial entre UE e EUA após comentários de Trump sobre Groenlândia