Frente da Agropecuária defende relações com China após tuítes de Eduardo Bolsonaro

Publicado em 19/03/2020 12:56

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A Frente Parlamentar da Agropecuária, composta por quase 300 congressistas, afirmou nesta quinta-feira que "deseja manter no mais alto nível as relações bilaterais entre Brasil e China", após publicação do deputado Eduardo Bolsonaro no Twitter na véspera ter gerado forte reação da embaixada chinesa.

Na rede social, o filho do presidente Jair Bolsonaro comparou a epidemia do vírus ao desastre nuclear de Chernobyl, na União Soviética, e afirmou que "a culpa é da China" pela disseminação da doença, que teve início no país oriental, acusando ainda os chineses de terem escondido informações sobre o problema.

O perfil oficial da Embaixada da China no Twitter rebateu e publicou que as palavras do deputado eram "extremamente irresponsáveis", acrescentando ainda que tal postura "está infectando as amizades entre os nossos povos".

"Declarações isoladas não representam o sentimento da nação ou de qualquer setor", afirmou a Frente da Agropecuária, em nota assinada por seu presidente, deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

"A China é parceira de longos anos do Brasil com quem temos excelente relação comercial e de amizade. Fica aqui também o nosso mais profundo desejo de união para combatermos o novo coronavírus juntos, sem maiores prejuízos à vida humana e às relações internacionais globais", acrescentou, em nota.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Rodrigo Tonet Campo Mourão - PR

    A verdade é que sim, a China tem responsabilidade pela crise do corinavírus. A falta de transparência da China comunista, que calou os primeiros a reportar o vírus, foi determinante na expansão pandemia. Oportuno ou não, as declarações do Dep. Eduardo Bolsonaro exprimem apenas a realidade dos fatos. Fazer disso uma crise diplomática é um jogo sensacionalista de gente oportunista que se aproveita de uma grave crise para fazer um jogo político baixo e rasteiro, com fins óbvios de atingir o governo. Se há alguma preocupação com o mercado da soja, fiquem tranquilos, não vai ser por causa de um tweet que a China vai deixar de comprar .

    9
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Eduardo foi certeiro pois sabemos agora a real extensão do dominio chines sobre o parlamento brasileiro. Embaixadorzinho mequetrefe e burro, caiu feito um pato garganteador.

      7
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Podem achar o que quiserem do deputado Eduardo Bolsonaro, mas foi o deputado mais votado do país, ele representa sim uma boa parcela da população brasileira, e se não me engano Eduardo Bolsonaro fez a maior votação da história do país. E voce Alceu Moreira? Quantos votos fez? Será que não se elegeu pela legenda?

    20
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Ontem na entrevista coletiva, a Globo e Folha de São Paulo tentaram bater no Jair Bolsonaro por ter ido cumprimentar seus seguidores que sempre estiveram nos movimentos por livre e espontânea vontade. A repórter Delis teve o desplante de chamar o presidente de irresponsável.., Hoje escolheram o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro para culpar de uma possível retalhação da China na aquisição de Produtores do Agro .

      Na entrevista coletiva nós EUA o Presidente Trump peitou uma repórter e insistiu na resposta, culpando a China pelo Vírus do Corona . Alguém da mídia dos EUA, tentou questionar . O que a China deveria ( o que nunca vai assumir) é vir a público ( mundo) e explicar como e porque este vírus saiu do controle ... Porque construíram hospitais a toque de caixa .... Porque o médico que identificou o vírus , logo em seguida apareceu morto?....

      Portanto o mundo pede explicações ... Afinal quem ainda lembra quando um navio derramou óleo no mar o Brasil e Bolsonaro foram massacrados por não apresentarem o culpado e o mundo queria uma explicação..

      Srs. mais respeito com o Brasil , nós deixamos de ser " Moleque Pançudo" .

      13
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E o diplomata chines ainda disse que o deputado Eduardo Bolsonaro tinha que tomar cuidado...prá não tropeçar no meio do caminho. O sujeito ameaça um deputado federal brasileiro e ninguém diz nada?

      12
  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    O Deputado Eduardo Bolsonaro é um abestado, é um sujeito movido à ideologia, e pessoas assim não pensam; são movidas pela cegueira. Acusar nosso maior parceiro comercial de ter espalhado uma epidemia de propósito é uma acusação grave e irresponsável. O agro vive graças à demanda criada pelos chineses. Eduardo Bolsonaro perdeu meu respeito.

    20
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Acho que não Sr. Gilberto, os chineses melhoram seus hábitos alimentares e comem mais proteinas graças à produção brasileira.

      19
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Gilberto, voce já viu algum corretor ou corretora que não quer ganhar, e muito, em cima dos clientes?

      11
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Gilberto a uma corrente de pensamento econômico que cita o valor dos tipos de alimento da humanidade. ... ... ... Começa pelo valor mais baixo com os carboidratos, proteína vegetal, proteína do peixe, frango, suíno e a bovina. Essa é uma escada ascendente de valores monetários. ... ... Existem estudos que medem as fomes de carboidratos e, fome proteica. Sendo a fome proteica sempre apresenta um percentual maior nas populações de renda baixa. ... ... A proteína vegetal ela pode suprir diretamente o individuo, ou ser usada como alimento de animais que vão ser abatidos, após seu desenvolvimento até a idade de abate. São proteínas com um valor biológico maior para os humanos. ... ... Enfim, é um assunto meio complexo...

      2
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Deixem eles irem comprar soja em outro lugar. Se acharem......senão......

      2
    • Luiz Alberto Garcia Rio de Janeiro - RJ

      O Brasil produz alimentos, pois possui terra, água e sol; não somos auto-suficientes em toda cadeia produtiva pois ainda importamos grande parte dos adubos, dos defensivos de de máquinas e tecnologia, portanto somos interdependentes na produção e no consumo; temos de ter mais responsabilidades com os nossos parceiros e clientes, pois sem consumo não há produção. Se estamos em alguma posição privilegiada na cadeia produtiva, não podemos humilhar ninguém pois dependemos de todos, não somos auto-suficientes.

      2
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      A China não contribui em nada para a agricultura. Qual produtor teria coragem de, sem receio, de aplicar um defensivo, nesse caso veneno, ou um simples fertilizante de origem chinesa? Eu não.

      3
    • Cesar Sandri Mineiros - GO

      Mas é muito mal informado, meu xará. 90% dos defensivos usados na agricultura vem da China . Abestado

      3
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Mas vem da China com tecnologia chinesa ou americana e europeia. Te informa melhor antes de grunhir besteiras.

      2
    • Luiz Alberto Garcia Rio de Janeiro - RJ

      Fustenberg, financista Alemão no Século XVII, afirmava que o acionista (minoritário) era tolo e arrogante - tolo porque investia o seu dinheiro, e arrogante porque exigia o dividendo. Os tempos são outros, mas a lição que trazemos pros dias atuais é de que, no atual cenário competitivo, não podemos ser uma coisa nem outra. A própria dinâmica da tecnologia mostra que produtos e mercados são substituídos e adaptados, e novos produtos e produtores surgem mudando a dinâmica dos mercados. Um bom exemplo é a produção e o consumo do petróleo em que nos próximos dez anos sofrerá uma reviravolta e novos participantes estarão em campo para decidirem a peleja. Portanto, não podemos ser arrogantes em nada, principalmente no cenário mundial da produção e consumo e acharmos que somos imbatíveis ou insubstituíveis.

      0